Saudações Aventureiros!
GNS E OUTROS ASSUNTOS SOBRE A TEORIA DO ROLE-PLAYING
Por Ron Edwards
Tradução: Fernando “FenrirX” Afonso.
Copyright Adept Press 2001 – 2016
Capítulo Três: Postura
- Na Postura de Ator, a pessoa é que determina as decisões de um personagem e ações usando apenas o conhecimento e percepções que o personagem teria.
- Na Postura de Autor, a pessoa que determina as decisões do personagem e as ações com base nas prioridades da pessoa real, então retroativamente “motiva” o personagem para realizá-las. (Sem esse segundo passo retroativo, seria chamado de Postura Peão.)
- Na Postura de Diretor, uma pessoa determina os aspectos do ambiente em relação ao personagem de alguma forma, completamente separada do conhecimento do personagem ou a capacidade de influenciar seus acontecimentos. Portanto, o jogador não só tem determinado as ações do personagem, mas o contexto, o momento e as circunstâncias espaciais dessas ações, ou mesmo características do mundo separado dos personagens.
Postura e GNS
A Postura é muito imprevisível durante o jogo, com as pessoas se deslocando entre as posições com freqüência e mesmo sem deliberação ou reflexão.
Posturas não correspondem de modo algum um por um (1:1) nos módulos do GNS. Postura é muito mais efêmera, como uma coisa, de tal forma que uma pessoa que se beneficie dos elementos Joguista e as decisões de uma experiência interpretativa pode mudar tudo sobre as Posturas durante uma sessão de jogo. Ele ou ela pode ser um Autor na maior parte do tempo e, ocasionalmente, Diretor, e então em um momento-chave da cena pular para uma postura de Ator. O objetivo não mudou, só a Postura.
No entanto, eu acho que é muito razoável dizer que circunstâncias específicas são mais comuns em alguns modos/objetivos do jogo. Historicamente, a posição de Autor parece o mais comum, ou pelo menos, decididamente, mais presente em certos pontos para um jogo Joguista e Narrativista, e postura Diretor parece ser um acréscimo raro nesses modos. O Ator parece ser a atitude mais comum para jogos Simulacionistas, embora a Postura de Autor e Diretor poderia no caso estar presente durante a criação do personagem neste modo. Essas proporções relativas das posições Postura durante o jogo, aparentemente, não correspondem bem com as questões da Premissa e do GNS. Sugiro, no entanto, que são subconjuntos determinados de um modo que a Postura é um facilitador, ao invés de todo o modo próprio. Algumas formas de Simulacionismo, por exemplo, pode ser melhor servido pela Postura do Diretor, ao contrário de outras formas que são melhor servidos pela Postura do Ator. Do mesmo modo, algumas formas de Narrativismo dependem da Postura do Ator em momentos-chave.
- Um jogador está interessado em concorrer, usando sua influência pessoal-real, e planeja estratégias para obter resultados dramáticos para “marcar alto”, mais do que os outros jogadores, então ele ou ela gastam muito tempo na Postura Autor/Peão.
- Outro jogador está interessado em experimentar e explorar as nuances da história, e como ela é apresentada de uma fonte externa (talvez um suplemento e/ou um GM), e gasta muito tempo na Postura Ator.
- A terceira está interessada em gerar condições climáticas e de resolução de conflitos derivados de momentos de decisões seu personagem, e assim as decisões mais prováveis serão determinada a partir da Postura do Autor (mas não do Peão).
- Uma abordagem Joguista na Postura geralmente envolve a preservação do poder da Postura Autor/Peão em situações competitivas, de modo que o jogador não seja prejudicado na gama de opções possíveis.
- Uma abordagem Narrativista na Postura geralmente envolve manter a Postura Ator confinada e limitada, de modo que as Posturas do Autor e Diretor possam gerar um grande impacto no enredo meta-jogo.
- Uma abordagem Simulacionista nas Posturas geralmente envolve designação quando a Postura Ator, a padrão, possa ser encerrada.
Equívocos e complicações
O termo da Postura Audiência foi proposta em outros lugares, mas neste momento não estou convencido de que o fenômeno existe. Ela permanece como um tema potencial para uma futura discussão.
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Logo mais, continuaremos as traduções. Novamente coloco aqui que: se tiver alguma erro de tradução ou digitação, logo dou um [EDIT] e corrijo no ato que eu identifique, ou identifiquem por mim.
Próxima Tradução: GNS 4 – Noções Básicas do Desenvolvimento de Role-Playing Games.
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