Como criar imagens com Inteligência Artificial para RPGs?

Nesse artigo, ensinamos como imagens com Inteligência Artificial utilizando as mais diversas ferramentas disponíveis na internet.

Como criar imagens com Inteligência Artificial para RPGs?

Saudações, aventureirxs!

Não sei vocês que possuem menos de 30 anos de idade, mas eu (e muitos que frequentam esse blog) que possuem mais de 30 anos (no meu caso, mais de 40) estamos vivendo uma era que, pelo menos até o século passado, não passava de ficção científica.

Quando falo nisso, não é só sobre viagens espaciais, que ainda não está como vemos no cinema ou na literatura, mas de mudanças no dia a dia tão sutis, que passam despercebidos do olhar novo. E tudo está evoluindo de forma tão rápida e assustadora, que mesmo com essa evolução, já incorporamos como coisas do dia a dia. É tipo “a internet sempre existiu” ou “no século passado não existiam smartphones?” é o sentimento.

E nesse artigo, falamos um pouco sobre IAs e como usar para nosso meio RPGístico, e nesse caso, para imagens.

Imagens e IAs

A inteligência artificial (IA) tem revolucionado a maneira como criamos e interagimos com imagens. Não entrarei no mérito de ser certo ou errado, ou se está roubando empregos, pois toda a tecnologia foi feita para roubar o emprego de um ser humano. Infelizmente é essa a realidade.

Como conselho, que claro pode não ser seguido, é que se você quiser uma imagem realmente profissional, com descritivo que sejam do seu agrado, feito por mãos humanas sem robôs modificando ou roubando imagens na internet, então contrate um artista. Existem aos montes na internet. E já deixo o espaço nos comentários de quem quiser divulgar, colocar seu portfólio aqui mesmo. Será bem divulgado.

Aqui estão algumas etapas básicas sobre como você pode usar a IA para criar imagens:

  1. Escolha uma ferramenta de geração de imagens baseada em IA: Existem várias ferramentas disponíveis que podem ajudá-lo a criar imagens usando IA.
  2. Insira um texto descritivo: A maioria dessas ferramentas funciona inserindo um texto descritivo. Por exemplo, você pode inserir “um astronauta montando um cavalo em estilo foto realista” e a IA tentará criar uma imagem que corresponda a essa descrição. Quanto mais descritivo, melhor. E se você tem conhecimento em inglês (ou usando o Google Translate), facilita o entendimento de algumas IAs que ainda não aprenderam direito nosso português.
  3. Gere a imagem: Depois de inserir o texto, você pode simplesmente clicar em um botão para gerar a imagem. A IA então cria várias versões da imagem com base no texto que você inseriu.
  4. Escolha a imagem que melhor se adapta à sua visão: A IA geralmente gera várias imagens. Você pode escolher a que melhor se adapta à sua visão.

Exemplos de sites e aplicações de Inteligência Artificial para imagens

Aqui estão algumas das IAs mais recomendadas para a criação de imagens, de acordo com várias fontes:

  • Visme: Uma ferramenta de geração de texto para imagem gratuita, fácil de usar e poderosa.
  • DALL-E: Uma ferramenta popular para a geração de imagens a partir de texto. Esta é uma ferramenta poderosa que pode criar imagens realistas e arte a partir de uma descrição em linguagem natural.
  • Kapwing: Uma ferramenta online que permite experimentar imagens geradas por IA para encontrar a visão certa.
  • Craiyon: Uma ferramenta de geração de imagens baseada em IA que é completamente gratuita.
  • Picsart: Uma ferramenta simples que permite inserir um texto e gerar uma imagem correspondente3.
  • Photoleap: Conhecida por produzir os melhores resultados de imagem de IA.
  • NightCafe: Uma ferramenta de geração de imagens baseada em IA que é conhecida por seus resultados de alta qualidade.
  • Fotor: Permite que você insira texto e escolha um estilo de imagem, como 3D, pintura a óleo ou desenho animado, para gerar uma imagem
  • Bing Image Creator: Uma ferramenta de geração de imagens baseada em IA que é gratuita e produz imagens de alta qualidade. Nós aqui nos #CavaleirosInsones utilizamos ela diretamente do browser Microsoft Edge, pois ela busca em outras IAs como fazer as imagens. Recomendamos!

Por favor, note que nem todas as ferramentas listadas podem ter preços disponíveis publicamente. Recomendo que você visite os respectivos sites para obter informações mais detalhadas sobre preços e recursos.

Exemplos de imagens

Estou recentemente utilizando Bing para criar imagens dos personagens da mesa dos #CavaleirosInsones. No nosso Instagram já demos uma palhinha de como eles estão. Você pode acessar lá em @CavaleirosInsones. Em breve, colocaremos o resultado por aqui…

Dependendo da Inteligência Artificial que você use, ela pode ainda ter dificuldade em criar alguns detalhes. Então, é possível que saia sim algum coisa esquisita, como dedos errados ou itens em lugares desconexos. Paciência. As IAs ainda estão aprendendo.

Exemplos que criei para a minha campanha:

imagens com Inteligência Artificial para RPGs
imagens com Inteligência Artificial para RPGs
imagens com Inteligência Artificial para RPGs

Conclusão

Lembre-se de que a IA é uma ferramenta poderosa, mas também é importante usar essas ferramentas de maneira responsável e ética, como alertamos nesse mesmo texto. No mais, agradecemos a leitura e estamos disponíveis para tirar dúvidas. Boa sorte com a sua criação de imagens!

E rolem dados!

Noble Knight Games

Acessórios (12) Adaptação (26) Apresentações (15) Blog Antigo (19) Board Games (5) Cinema (8) Contos (10) Downloads (11) Dungeons and Dragons (77) Evento (4) Internerd (13) Jogo Eletrônico (5) Mesa dos Insones (51) Notícias (49) Pensamentos (28) Role-Playing Games (77) Storyteller (6) Teoria (25) Vídeo (6) World of Darkness (6)

Meta