O que são Role-Playing Games de Mesa?

Role-Playing Games

Saudações, aventureirxs!

De tempos em tempos temos que colocar um artigo aqui nos Cavaleiros Insones que informe para novatos o que é RPG. Claro, a maioria que frequenta esse blog são de jogadores já com um certo nível de experiência, mas vemos também pelo tráfego que algumas palavras ainda são procuradas.

Por isso, venho trazer uma pergunta pertinente, que sempre permeia fóruns e grupos de mensagens, onde um leigo aparece motivado pela curiosidade, e se pergunta…

O que é um Role-Playing Game de mesa?

Os Role-Playing Games (RPGs) de mesa são uma forma de jogo onde os participantes assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, enquanto a descrição do mundo por onde os personagens se movem fica por conta do “mestre do jogo” (Também conhecido como “Dungeon Master” ou “Game Master”). Os RPGs de mesa são tipicamente conduzidos através da fala, enquanto os jogadores usam fichas de personagem para definir as habilidades e o histórico de seus personagens.

Claro, outros itens podem ser incorporados ao jogo, como miniaturas ou equipamentos eletrônicos (celular, tablets, etc), mas em essência o jogo de RPG de mesa é feito com jogadores, fichas de papel, e claro, dados.

Role-Playing Games de Mesa

Como jogar Role-Playing Games de Mesa?

Jogar um RPG de mesa envolve algumas etapas básicas:

  1. Escolha do Jogo: Existem muitos RPGs de mesa disponíveis, cada um com seu próprio universo, regras e mecânicas. Alguns exemplos populares incluem Dungeons & Dragons, Call of Cthulhu e Vampire: The Masquerade.
  2. Criação do Personagem: Os jogadores criam um personagem para interpretar no jogo. Isso geralmente envolve a escolha de uma raça, classe e alinhamento, além de distribuir pontos em várias habilidades e características.
  3. Entendendo as Regras: Cada RPG tem um conjunto único de regras que governam como o jogo é jogado. Isso pode incluir tudo, desde como os combates são resolvidos até como a magia funciona no universo do jogo.
  4. Jogando o Jogo: Uma vez que os personagens são criados e as regras são entendidas, o jogo pode começar. O DM descreve o mundo e as situações que os personagens dos jogadores encontram, enquanto os jogadores descrevem as ações de seus personagens em resposta.
  5. Progressão do Personagem: À medida que o jogo avança, os personagens ganham experiência que pode ser usada para melhorar suas habilidades e habilidades. Isso permite que os personagens enfrentem desafios cada vez maiores à medida que o jogo avança.

Os RPGs de mesa são uma ótima maneira de estimular a imaginação, promover o trabalho em equipe e se divertir. Se você está interessado em jogar, tudo o que você realmente precisa é de um grupo de amigos, um conjunto de regras e sua imaginação!

Role-Playing Games de Mesa

Quais Role-Playing Games de Mesa são mais famosos no mundo?

Essa lista pode variar de região em região, mas em sua maioria, elenca por nível de fama os principais jogos de RPG de mesa do mundo:

  1. Dungeons & Dragons (D&D): Talvez o mais famoso de todos os RPGs de mesa, D&D é um jogo de fantasia que permite aos jogadores explorar mundos mágicos, lutar contra monstros e desvendar mistérios. Os jogadores criam personagens que se encaixam em várias classes e raças, cada uma com suas próprias habilidades e características. Conhecido como D&D, ele foi o 1º RPG criado no mundo, e já tem quase 50 anos de carreira, com suas diversas edições e revisões.
  2. Call of Cthulhu: Baseado na obra de H.P. Lovecraft, Call of Cthulhu é um jogo de horror que coloca os jogadores contra as forças cósmicas do desconhecido. Os jogadores assumem o papel de investigadores tentando desvendar mistérios sobrenaturais, muitas vezes à custa de sua própria sanidade.
  3. Vampire: The Masquerade: Este jogo coloca os jogadores no papel de vampiros em um mundo moderno gótico-punk. Os jogadores devem navegar pela política dos mortos-vivos e lutar contra sua própria natureza bestial.
  4. Shadowrun: combinando elementos de cyberpunk e fantasia para criar um futuro distópico onde a magia e a tecnologia coexistem, os jogadores assumem o papel de shadowrunners, mercenários que realizam trabalhos para as megacorporações que governam o mundo.
  5. Star Wars RPG: Como o nome sugere, este jogo permite aos jogadores explorar o universo de Star Wars. Os jogadores podem assumir o papel de Jedi, Sith, contrabandistas, caçadores de recompensas e muito mais. Um dos RPGs que mais mudaram de editoras, e existem diversos títulos com variados tipos de sistemas.

Cada um desses jogos tem suas próprias regras e sistemas, mas todos compartilham o objetivo comum de contar histórias envolventes e proporcionar diversão para os jogadores.

Role-Playing Games de Mesa

E quais sãos os Role-Playing Games de Mesa mais famosos no Brasil?

Aqui no Brasil temos uma grande gama de jogos dos mais diversos, em sua maioria publicados independentemente, mas quando vamos listar os mais famosos, temos abaixo:

  1. Tormenta 20: Tormenta é um dos sistemas de RPG brasileiros mais jogados do mundo. O jogo apresenta um universo de fantasia rica e detalhada, com diversas raças, classes e monstros únicos. A versão mais recente, Tormenta 20, foi lançada em 2020 e é conhecida por suas regras simplificadas e acessíveis.
  2. 3D&T: Outro sistema de RPG brasileiro popular, 3D&T é conhecido por sua simplicidade e flexibilidade. O jogo usa apenas três dados (daí o nome) e é adequado para uma variedade de cenários, desde fantasia medieval até ficção científica. Criado na década de 1990, é um dos mais acessíveis no Brasil, e bastante jogado até hoje.
  3. Old Dragon: Inspirado nos RPGs clássicos dos anos 70 e 80, Old Dragon é um sistema de RPG brasileiro que busca recriar a sensação de “velha guarda” dos primeiros jogos de RPG. O jogo é conhecido por suas regras simples e diretas e seu foco na aventura e exploração.

Cada um desses jogos tem suas próprias regras e sistemas, mas todos compartilham o objetivo comum de contar histórias envolventes e proporcionar diversão para os jogadores.

Conclusão

Agora que você tem as principais informações, junte seus amigos, procure um sistema que te agrade, e caso ainda tenha alguma dúvida, deixe nos comentários ou em nossas redes sociais que teremos o prazer em te ajudar a entrar nesse maravilhoso hobby.

E role dados!

Noble Knight Games

Acessórios (12) Adaptação (26) Apresentações (15) Blog Antigo (19) Board Games (5) Cinema (8) Contos (10) Downloads (11) Dungeons and Dragons (77) Evento (4) Internerd (13) Jogo Eletrônico (5) Mesa dos Insones (51) Notícias (49) Pensamentos (28) Role-Playing Games (77) Storyteller (6) Teoria (25) Vídeo (6) World of Darkness (6)

Meta