A Motivação do Herói

Saudações Aventureiros!

Trago hoje uma pequena discussão filosófica, que sempre é presente em mesas onde os jogos tem uma temática heroica sem motivo: Qual a motivação do meu personagem?

É muito fácil colocar em papel “n” coisas que o seu personagem tem feito até você “assumir” ele (em alguns sistemas, isso é chamado Histórico, ou Background), e daí por diante, você dirigindo ele, o personagem assumir características diferentes, e até divergentes, do que foi colocado no histórico. É até natural, já que a personalidade dele está sendo moldada por você, mas, onde fica a real motivação dele? Por que ele está nessa “vida de aventuras” se não por uma motivação maior? Ou, o que ele faz afinal de conta da vida?

O conceito de classes presente em alguns sistemas já pode resumir bem o que o personagem é, mas falta o principal: o que o motiva a seguir adiante. Muitos podem responder: “Dinheiro”, ou “Vingança”, ou até “Poder”, mas o simples fato de viver, principalmente em aventuras fantásticas e heroicas, é o fato dele saber que o mundo é perigoso, e onde [coloque o motivo aqui] pode parar…

Certa vez, li um relato de motivação de um personagem que até me surpreendeu (que souber de onde é, por favor, coloque nos comentários, pois não lembro a fonte), mas era basicamente assim:

“A motivação do meu personagem era juntar dinheiro para ter uma vida confortável. Ele começou no 1º nível, e já no segundo, tinha dinheiro para sustentar ele e a família dele por décadas. Terminado a dungeon, o mestre se vira para os jogadores perguntando o que eles iam fazer, imediatamente eu digo: ‘meu personagem vai se aposentar’. Surpresa de todos, pois era somente um nível alcançado, e todos queriam atingir seus máximos. ‘Eu, já tenho dinheiro o suficiente, e o mundo é muito perigoso para se explorar mais’. O grupo continuou suas aventuras, e meu personagem vive feliz com a família. Fim.”

A motivação do personagem faz com que ele tenha o objetivo que o motive a segurar uma espada e enfrentar um monstro várias vezes maior do que ele, e correr para salvar não somente sua pele, mas daquele outro companheiro vital no grupo. Uma simples motivação não trará somente o escárnio do personagem, como não dará uma personalidade a ele.

Procurem explorar essa motivação em jogo, e não somente “riquezas para comprar itens mais poderosos” ou “nível para matar mais monstros”, e verão que o jogo toma ares mais divertidos. Cada aventura é única, mas sempre serão aventuras, e sua motivação é a chave para entrar nelas!

Boas jogadas!

 

(postado originalmente em 06/12/2010)

 

Noble Knight Games

Acessórios (12) Adaptação (32) Apresentações (15) Blog Antigo (19) Board Games (5) Cinema (8) Contos (10) Downloads (11) Dungeons and Dragons (84) Evento (4) Internerd (13) Jogo Eletrônico (5) Mesa dos Insones (58) Notícias (49) Pensamentos (28) Role-Playing Games (84) Storyteller (6) Teoria (25) Vídeo (6) World of Darkness (6)

Meta