Dicionário de RPG

Dicionário de RPG

Conheça termos que quase todo o jogador ou jogadora de RPG usa em suas mesas e conversas. Se você é novato ou novata no hobby, ou nunca jogou, esse dicionário de RPG vai te ajudar.

Dicionário de RPG

Saudações aventureirxs!

Esse artigo é um suporte para jogadores novatos ou curiosos que querem saber sobre RPG, mas está meio perdido em alguns termos, principalmente em alguns que são em inglês ou estrangeirismos.

Colocamos nesse Dicionário de RPG vários termos usados, e esperamos atualizar esse artigo sempre que algum termo novo aparecer. Utilizamos diversas fontes na internet, e por ser algo flúido, alguns termos podem mudar dependendo da região. Espero que, quem puder ajudar, deixe nos comentários termos que tenham faltado ou que sejam próprios de sua região no Brasil.

Observação 1: alguns verbetes desse Dicionário de RPG estão no genero neutro (com um “X” no lugar do “O” ou “A”), para poder assumir qualquer gênero. Colocamos assim somente para facilitar a classificação delxs próprixs. Mantemos os nomes com gênero já determinado, ou já neutros, para não confundir (como personagem).

Observação 2: os termos em itálico são verbetes encontrados nesse dicionário. Um verbete poderá levar a outro verbete. Explorem à vontade.

Observação 3: faltou alguma coisa? Deixe nos comentários que atualizamos!

Dicionário de RPG

Lista de Termos de RPG – Dicionário de RPG

A

Ação / Ações

  • Movimento feito pelo jogadores vestindo o personagem. É o que normalmente o personagem faz de forma narrativa descrita pelo jogadores. Cada sistema tem suas próprias regras para ações.

Advogado de Regras

  • Um(a) jogador(a) que conhece as regras extremamente bem e prefere cumpri-las com rigor. Freqüentemente, os advogados de regras usam seu amplo conhecimento das regras para explorar lacunas que favorecem seus personagens. Os advogados das regras costumam ser Combeiros.

Aliado

  • Um personagem, normalmente controlado pelo Mestre, que é amigx ou companheirx do Personagem.
  • Veja também NPC.

Antagonista

  • Normalmente personagens rivais, monstros ou inimigos dos personagens dos jogadores.
  • Veja também NPC.

Armadilha

  • Um tipo de encontro especial, onde os personagens encontram armadilhas. Veja Encontro.

Atributos

  • Características físicas, sociais ou mentais de um determinado personagem dentro de um sistema.
  • Atributos são normalmente as principais características ou habilidades de um personagem, e determina o quão ele é forte, hábil, vigoroso, inteligente, sábio, carismático, sortudo, etc.

Aventura

  • Uma série de encontros interligados, jogados pelos jogadores em algumas poucas sessões (normalemente duas ou três).
  • Várias aventuras podem ser ligadas em uma grande Campanha.

Aventureirx

  • Veja Personagem.

B

Background

  • Veja Histórico do Personagem.

Battlemap

  • Mapa de Combate. Veja Mapa de Combate.

Buff

  • Expressão herdada dos jogos de videogame, onde um personagem incrementa as habilidades de outro por meio de habilidades ou magias.

C

CA

  • Classe de Armadura. Normalmente um fator numérico para a defesa em alguns RPGs com inspiração em D&D. AC no original em inglês.

Campanha

  • Uma grande reunião de aventuras. Normalmente uma campanha se estende em várias sessões, e pode durar meses, ou até anos.

Cânone

  • Referente ao cenário da aventura ou campanha, publicados pelas editoras. É a utilização da história escrita sem alteração, ou usando de referência algo que já está escrito, como personagens, datas e fatos da história do cenário.

Caseira

  • Referente à regras caseiras. Veja Homebrew.

Caverna do Dragão

  • Veja Dungeons and Dragons.

Cena

  • Um fragmento da aventura, normalmente um encontro narrativo. Ver também Encontro.

Cenário

  • Livro que contém informações sobre um mundo ou ambientação de jogo. Normalmente podem vir dentro de um livro de regras ou separado, como complemento às regras.

Chefão / Chefe

  • Originário dos jogos de videogame (Boss no original), é um apelido para um monstro/inimigo principal em um encontro ou aventura/campanha.

Classe de Personagem

  • Definição de profissão ou estereótipo interpretada pelos jogadores em alguns sistemas.
  • A Classe é sempre ligda a um conjunto de habilidades e características únicas que um personagem desse estilo possui.

Clérigo/Clériga

  • Um personagem que é uma mistura de representante da fé, que luta e possui poderes mágicos de suporte e cura.
  • Clérigos são conjuradores.
  • Veja também Classe de Personagem.

Clone

  • Cópia de personagem, do mesmo jogador/jogadora ou de outro, normalmente feito para poupar tempo e jogar logo ou para reproduzir algum combo que o interessado/interessada gostou.
  • Uma desculpa usada para copiar uma ficha é dizer para o mestre que o personagem “é irmao/irmã de outro personagem“. Recurso usado quando um jogador perde um personagem e somente altera o nome da ficha para dizer que o personagem é irmão do falecido, com as mesmas estatísticas. Exemplo: “morreu Gloin, o anão? Agora surgiu Floin, o anão.

Cópia

  • Veja Clone.

Combate

  • Um encontro especial onde os personagem combatem contra inimigos. Veja também Encontro.

Combeiro

  • Jogador que faz combo. Veja Combo.

Combo

  • Utilização de regras no intuito de maximizar a ficha do personagem. Normalmente criticado por outros jogadores e mestres.

Conjurador

  • Um personagem que lança magias.

Contrato Social

  • As regras não escritas (freqüentemente implícitas, às vezes explícitas) sob as quais seu grupo de jogo opera, cobrindo tudo, desde quando e com que frequência vocês jogam até quantas discussões fora do personagem são permitidas na mesa.

Criação de Personagem

  • Processo de criar um personagem conforme as regras e preencher sua ficha ou planilha.

Crítico

  • Uma sucesso fenomenal em um teste de habilidade. Nomalmente quando algum jogador ou jogadora rola o dado e tira um resultado extremamente bom.
  • Em alguns sistemas, um crítico pode influenciar no dano.

Crossover

  • Uma mesa no qual usa elementos diferentes de um cenário que normalmente são antagonistas entre si. Exemplo: uma mesa com Vampiros e Lobisomen no sistema Storyteller.
  • A junção de duas mesas distintas, que juntas irão concluir uma aventura.

D

Dados

  • Poliedros com várias faces. Os dados são usados em testes determinados pelo Mestre no Sistema usado.
  • Dados são conhecidos pela expressão “d”, seguido por um número. A expressão determina o tipo de dado. Exemplo: d6 refere-se a um dado de 6 faces; Já d20 refere-se a um dado de 20 faces.

D&D / DnD

  • veja Dungeons and Dragons

Deus Ex Machina

  • Do latin, A Máquina de Deus. É uma ação feita pelo mestre para modificar algo na aventura, de maneira arbitrária ou impossível, para ajudar ou prejudicar os personagens dos jogadores. Pode ser também um instrumento narrativo ou uma decisão além das regras.

Diário de Campanha

  • Registro escrito, gravado ou filmado, de uma aventura ou campanha. Muitos grupos gostam de manter esses diários como forma de registrar a história dos personagens e campanhas em si.

Diceless

  • Na tradução: sem dados. Um sistema de RPG que não usa dados.

Dice Pool

  • Pilha de Dados, Veja Pilha de Dados.

DM

  • Dungeon Master. Veja Mestre.

Desvantagens

  • Conjunto de características que acrescentam ónus (redutores ou defeitos) para os personagens.
  • Dependendo do sistema, é conhecido também por defeitos, deméritos, etc.

Dificuldade

  • Normalmente um número-alvo que os jogadores precisam alcançar em um teste ao rolar dados.
  • O nome desse termo varia muito dependendo do sistema.

Dungeon

  • Masmorra. Veja Masmorra.

Dungeon Crawl

  • Um tipo de aventura – normalmente de fantasia, mas não é regra – que acontece em uma masmorra com uma variedade de monstros, armadilhas e tesouros.
  • Também pode ser usado de forma mais geral para descrever qualquer aventura razoavelmente linear focada em combate que ocorre em uma área limitada.

Dungeons and Dragons

  • Primeiro RPG, criado em 1974 por Gary Gygax e Dave Arneson. O tema é fantasia, e é inspirado livremente nas obras de J. R. R. Tolkien.
  • Nome original do desenho Caverna do Dragão, lançado na década de 1980 e que tem público cativo entre os brasileiros.

E

Editoras de RPG

  • Empresas responsáveis pela publicação e comercialização de jogos de RPG. As editoras são responsáveis também pela tradução de RPGs importados. Veja uma lista de editoras de RPG nesse link.

Encontro

  • Uma aparição dentro de jogo. Um encontro pode ser um grupo de antagonistas, um desafio, ou algo que o Mestre defina como encontro. Normalmente um encontro termina em combate.

Encontro Aleatório

  • Um encontro que não está escrito na aventura e ocorre aleatoriamente, geralmente como resultado de uma jogada de dados em uma tabela de possíveis encontros.

Equilíbrio

  • Também conhecido como Equilíbrio de Jogo. Ideia que o Personagem tem que começar com o mesmo poder e recursos que os Inimigos. Pode ser aplicado à elementos de jogo ou outros personagens.
  • Veja também New School.

Errata

  • Correção de regras de um sistema. Uma errata normalmente é publicada pelas editoras posteriormente após publicação dos Livros de Regras, com novas correções conforme são encontradas regras quebradas.

Escudo do Mestre

  • Um “escudo” , normalmente de papelão, de três ou quatro painéis que muitos mestres colocam na frente deles para evitar que os jogadores vejam suas anotações, mapas e rolagens de dados.

“Estou apenas interpretando…”

  • Desculpa usada por um(a) jogador(a) problemático(a) para justificar ações perturbadoras tomadas por seu personagem.

Evolução

  • Relacionado ao personagem do jogador / jogadora. Normalmente o personagem “evolui” adquirindo XP ou outro tipo de pontuação, onde ele pode ajustar/aumentar caracaterísticas do personagem.
  • Veja também Subir de Nível.

Experiência

  • Veja Pontos de Experiência.

Explodir o Dado

  • Uma jogada de dados aberta, em que ao rolar um número específico (geralmente o máximo para o tipo de dado, como 6 em d6) dá o direito de rolar novamente. A maioria das jogadas de dados que o sistema use a regra de Explodir o Dado continua explodindo enquanto os jogadores continuarem alcançando o número necessário.

F

Falha Crítica

  • Uma falha desastrosa em um teste de habilidade. Nomalmente quando algum jogador ou jogadora rola o dado e tira um resultado extremamente ruim.

Ficha

  • Papel onde está descrito as características do personagem. Na ficha também é preenchido os dados essenciais para que o jogador/jogadora consiga jogar com o personagem.
  • Normalemnte conhecido também como Planilha de Personagem, ou Character Sheet no inglês.

Fluff

  • Parte do texto em um livro básico ou de regras que não corresponde às regras em si.
  • Texto com a história do cenário, sem adições de regras.

G

Gancho

  • Existem dois tipos de ganchos: ganchos de background e ganchos de trama:
    • Ganchos de background são elementos da história de um personagem, que o mestre pode usar para conectar esse personagem ao cenário do jogo ou como combustível para aventuras.
    • Ganchos de trama é qualquer coisa que o mestre descreve para envolver os jogadores em uma aventura.

Gênero

  • Estilo de cenário de jogo. Exemplo de gêneros são: Fantasia, Terror, Cyberpunk, Investigação.

GM

  • Game Master. Veja Mestre.

Grid

  • Mapa de combate. Veja Mapa de Combate.

Grupo

  • Uma reunião de jogadores de RPG. Veja também Mesa.
  • Um grupo de personagens dentro do jogo.

Grupo Balanceado/Equilibrado

  • Um grupo composto por jogadores que escolheram classes diversas que se completam.
  • Em D&D, por exemplo, a escolha (em um grupo de 4 jogadores) de um(a) mago(a), um(a) clérigo(a), um(a) guerreiro(a) e um(a) ladino(a).

Guardião

  • Veja Mestre.

Guerreiro/Guerreira

  • Um personagem que usa armas e armaduras e luta normalmente na frente de um encontro.
  • Veja também Classe de Personagem.

H

Habilidades

  • Conjunto de poderes, perícias ou características de uma classe, profissão ou raça em um determinado sistema.
  • Em alguns sistemas, pode ser também atribuído como Atributos. Veja também Atributos.

Hack’n Slash ou Hack and Slash

  • Veja Matar/Pilhar/Destruir.

Histórico do Personagem

  • Redação, as vezes elaborada ou as vezes apenas algumas frases, que explica a história do personagem antes dele ser “assumido” pelo/pela jogador/jogadora.
  • Em alguns sistemas, o Histórico é obrigatório e é instrumento narrativo/mecânico do próprio sistema.
  • O Histórico pode ser elaborado parcialmente ou totalmente pelo Mestre.

Homebrew

  • Regras, Sistemas ou Cenários caseiros, feito por jogadores ou mestres, que não existe publicação oficial. Modificações apoiadas pelos mestres em suas aventuras/campanhas.

House Rules

  • Regras de Casa. Veja Homebrew.

I

IC/OOC

  • Significa In-Character (no personagem) e Out-of-Character (fora do personagem) em tradução literal. Veja ON/OFF.

Inimigo

  • Veja Antagonista.

Irmão/Irmã de…

  • Veja Clone.

J

Jogador / Jogadora

  • Parte essencial e interessada no ato de jogar RPG. Normalmente os jogadores controlam um personagem cada, e determina suas ações.
  • Em uma mesa, normalmente todos são jogadores, mas existe um papel especial no jogo conhecido como Mestre.

L

Ladino/Ladina

  • Um personagem furtivo e de habilidades diversas. Também conhecido como Ladrão.
  • Veja também Classe de Personagem.

Lacaio

  • Veja Minion.

LARP

  • Live Action Roleplaying, ou Jogo de Interpretação Ao Vivo. Um RPG no qual os jogadores estão no personagem quase o tempo todo, e todos percorrem a área de jogo em vez de ficar sentados ao redor de uma mesa.

Linear

  • Uma aventura ou campanha na qual os vários elementos da trama seguem uma linha: A leva a B leva a C, etc.

Live Action

  • Veja LARP.

Livro Básico

  • O mesmo que Livro de Regras. Ver Livro de Regras.

Livro de Regras

  • Compilado de regras do sistema de RPG.

M

Magia

  • Poderes ou efeitos mágicos lançados por personagens que possuem habilidades mágicas. Personagens que lançam magias são chamado de conjuradores.

Magia Vanciana

  • Um sistema de magia no qual um conjurador deve estudar para uma distribuição diária de magias e se esquece do que estudou enquanto usa o feitiço. A magia vanciana foi usada pela primeira vez em Dungeons & Dragons e um marco dos primeiros RPGs. O termo é originário de Jack Vance, autor que criou esse sistema mágico para seus romances da série de livros Dying Earth.

Mago / Maga

  • Um personagem que usa magias poderosas em um encontro.
  • Magos são conjuradores.
  • Veja também Classe de Personagem.

Mapa de Combate

  • Uma folha, cartaz, diorama ou imagem de um campo de batalha onde são colocados as miniaturas ou tokens que representam os personagens, aliados e inimigos.
  • Normalmente um Mapa de Combate é dividido em linhas e colunas, de forma quadradas ou hexagonais, mas não é uma regra.
  • Um mapa de combate pode ter representações de campo (uma floresta, clareira, castelo, etc), mas isso também não é uma regra.

Masmorra

  • Um complexo subterrâneo que os personagens exploram, procurando tesouros, e enfrentando monstros e armadilhas.
  • Veja também Dungeon Crawl.

Matar/Pilhar/Destruir

  • Um estilo de jogo que se concentra em matar coisas e pegar suas coisas. Frequentemente associado ao Dungeon Crawl.

Mestre

  • Jogador/jogadora responsável pela narrativa da mesa. Elx normalmente é o/a jogador/jogadora que tem o maior conhecimento das regras do sistema e elabora uma história para que os outros jogadores interajam.

Mecânica

  • Todos os elementos de regras de um RPG. Quase sinônimo de Sistema.

Metajogo

  • Qualquer preocupação relacionada ao jogo que não faça parte do jogo em si, como discussão fora do personagem ou regras.
  • Usado em referência a um(a) jogador(a) que usa o conhecimento não possuído por seu personagem para sua vantagem (nesse caso é uma conotação negativa).

Metaplot

  • Elementos de história que existem ao longo de uma campanha, geralmente incorporados ao cenário. Os elementos do Metaplot são frequentemente periféricos ao enredo principal do jogo.

Mini

  • Uma braquissemia apócope da palavra Miniatura. Veja Miniatura.

Minion

  • Um NPC com habilidades limitadas cuja única função é ser eliminado pelos personagens dos jogadores durante o combate. Os minions geralmente vêm em grupos, como figurantes em um filme de kung-fu.

Miniatura

  • Representação, exata ou aproximada, de um personagem para uso em um Mapa de Combate. Normalmente as miniaturas são feitas de resina, plástico ou liga metálica, e possuem entre 25 a 28mm de tamanho padrão para raças humanóides. Para monstros, esse tamanho pode variar.

Módulo Básico

  • O mesmo que Livro Básico. Termo antigo.

Monstro

  • Veja Antagonista.

N

Narrador / Narradora

  • Veja Mestre.

Nerfar

  • Tornar um elemento das regras significativamente menos poderoso (às vezes até demais). Nerfar as regras quebradas é uma maneira de torná-las equilibradas.

“Never Split The Party”

  • “Nunca divida o grupo”. Uma espécie de lenda urbana dentro dos jogos de RPG, quase um mandamento. Informa que um grupo dividido pode ser facilmente atacado e/ou destruído.
  • A informação é: Guerreiros na frente, Clérigo atrás. Mago no meio, e nunca perca de vista o Ladino.
  • Música do álbum Con Suite, de Emerald Rose. A versão original você pode ver aqui, e a adaptação/tradução aqui.

Nível

  • Métrica de evolução do personagem. Veja também Evolução.

New School

  • Nova Escola. Série de sistemas de RPGs que tem como bastião prezar pelo equilíbrio entre personagens, encontros e inimigos. É uma nova vertente, que tem como “contrário” o Old School.
  • A “onda” New School começou no final da década de 1990.

NPC

  • Non-Player Character. Personagem Não Jogador. Personagem controlado pelo Mestre.
  • Veja também Antagonistas.

Número-Alvo

  • O teste mínimo necessário para o sucesso. Se você precisa rolar o dado e tirar igual/maior ou igual/menor que o número alvo varia de acordo com o sistema de RPG.

O

Old School

  • Velha Escola. Vertente de jogos e sistema de RPG onde se preza o desproporcional. Os encontros e personagens não são balanceados ou equilibrados entre si.
  • Veja também Equilíbrio.

ON/OFF

  • Termo usado para descrever narrativas com a fala do personagem ou a fala do jogador:
    • Em ON significa que é o personagem que tá falando.
    • Em OFF significa que é o/a jogador/jogadora falando.

One Shot

  • Aventura rápida. Normalmente uma aventura que começa e termina em uma única sessão. Aventura de teste ou de eventos.

P

Parada de Dados

  • Veja Pilha de Dados.

Party

  • Grupo. Veja também Grupo.

PC

  • Player Character. Personagem do Jogador.
  • Veja também Personagem e NPC.

Personagem

  • Qualquer personagem criado por jogadores e mestres.
  • Normalmente um personagem possui uma ficha onde está descrito as características dele. O/A jogador/jogadora é responsável em preencher essa ficha.
  • Os jogadores interpretam os personagens conforme o sistema.

Pilha de Dados

  • Também conhecido como Parada de Dados ou Dice Pool (no original em inglês). Em sistemas que os jogadores jogam vários dados de uma vez para ver o resultado dos testes, o conjunto dos dados é chamado de pilha.

Planilha

  • Veja Ficha.

Playset

  • Um conjunto ou suplemento para o cenário de RPG.

Plot

  • Mesma coisa que Trama. Veja Trama.

Pontos de Experiência

  • Métrica de recompensa de jogo. Normalmente associado a evolução de nível ou recompensa para aumentar habilidades.

Powergamer

  • Veja Combeiro.

Prelúdio

  • Veja Histórico do Personagem.

Prop

  • Um objeto do mundo real que é conectado ao jogo, como um mapa de pergaminho que o mestre desenha para os jogadores para representar um mapa que o grupo encontra no jogo.

Q

Quebrado

  • Referente a um sistema, regra, ou parte de regra que não tem um paralelo com o sistema como um todo. Normalmente se refere a um erro de design por parte do criador do sistema ou uma descoberta dentro da regra de algo que possa beneficiar um personagem.

Quest

  • Mesmo que Aventura.

Quórum

  • Quantidade mínima de jogadores para uma sessão de RPG acontecer. Esse valor é dado pelo Mestre. Normalmente quando um grupo não tem quórum suficiente, o mestre (ou os próprios jogadores) procuram outros companheiros.

R

RAW

  • Rules As Written ou Como é na Regra, em uma tradução literal. O texto de regras original e inalterado de um RPG (não modificado pelas regras da casa, por exemplo).

Railroad

Um tipo de campanha em que os jogadores têm rédea curta para explorar o mundo do jogo, ficando presos a acontecimentos específicos da narrativa, com capítulos bem delimitados sem chances de fugir ao roteiro. É o contrário de Sandbox (ver abaixo).

Regras

  • Compilado de informações mecânicas e narrativas para jogar RPG. Veja também Sistema.

Regras de Casa

  • Veja Homebrew.

Regra(s) de Ouro

  • “O mestre tem a palavra final de uma regra“: O que ele/ela decidir é lei.
  • “O importante é se divertir”: Se uma regra estiver atrapalhando a diversão, ignore-a.
  • “Na dúvida, role um dado“: Se tem dúvida em uma regra, ou ela estiver quebrada, invente uma rolagem de dados.

Rodada

  • Uma rodada em tempo de jogo que é pego durante encontros. É o total de turnos.
  • Também significa um medidor de tempo no jogo, paramentado por alguns sistemas.

Rolar Dados

  • Ato de lançar os dados e observar o resultado. É feito normalmente quando uma Ação precisa de algum Teste, conforme Regras do Sistema.

Recrutamento

  • Ato de chamar jogadores para uma mesa. Termo muito usado em grupos nas redes sociais.

Role-Playing Game

  • Jogo de Interpretação de Papeis. Criado na década de 1970, consiste em jogadores reunidos para interpretar personagens e vivenciar aventuras imaginárias, regrados apenas pelos sistemas adotados e imaginação dos participantes.

RPG

  • Veja Role-Playing Game.

S

Sandbox

  • Um tipo de campanha em que os jogadores têm rédea solta para explorar o mundo do jogo, em vez de ficarem presos a um cenário específico.

Sangramento

  • Termo traduzido do Bleeding, onde o/a jogador/jogadora se envolver demais com a cena ou o personagem, de forma que gera emoções nocivas para ele e/ou demais jogadores.
  • Quando identificado por mestres ou outros jogadores, o/a jogador/jogadora deve ser informadx ou aconcelhadx a procurar ajuda médica/psicológica.

Sessão

  • Um dia/tarde/noite de jogo, que muitas vezes (mas nem sempre) envolve jogar uma única aventura.

Setting

  • Veja Cenário.

Sidequest

  • Uma breve aventura, não relacionada ao enredo principal, projetada para dar aos personagens dos jogadores a experiência de que precisam para continuar a aventura principal.

Sistema

  • Conjunto de regras elaboradas para jogar RPG.
  • Livro onde contém um compilado de regras e mecânicas para jogar RPG.

Sistema da Casa

  • O sistema que uma editora de RPG usa na maioria ou em todos os seus jogos. Nem todos as editoras possuem um sistema da casa. Exemplos de editoras que possuem sistema da casa:
    • Wizards of The Coast: Dungeons and Dragons.
    • Jambô Editora: Tormenta RPG.
    • Daemon Editora: Sistema Daemon.
    • Redbox/Buró: Old Dragon.

Sistema Universal

  • Um tipo de sistema de jogo projetado para ser usado em vários gêneros e cenários, ao contrário de um que é construído apenas para um cenário específico. Exemplos de Sistemas Universais:
    • GURPS;
    • Opera RPG;
    • Savage Worlds.

Storyteller

  • Narrador / Narradora. Veja Mestre.
  • Sistema de RPG criado por Mark Rein•Hagen na década de 1990, onde os jogadores interpretam monstros e criaturas sobrenaturais (vampiros, lobisomens, fadas, feiticeiros, etc).

Subir de Nível

  • Alcançar um novo patamar do personagem do jogador/jogadora. Veja também Evolução.

Sucesso Decisivo

  • Veja Crítico.

Suplemento

  • Termo geral para qualquer suplemento de RPG (exceto para aventuras). Os suplementos podem cobrir novas regras básicas, novas opções para os personagens, novas regras e assim por diante.

T

Tabela

  • Recurso muito utilizado por mestres. Muitas tabelas possuem informações aleatórias no qual os mestres jogam dados e verificam qual situação caiu. Muitos Livros de Regras e Escudos do Mestre possuem várias Tabelas.

Tempo de Jogo

  • Diferente de Tempo no Jogo. É a duração das sessões de jogo. Uma média é entre 4 a 6 horas de jogo. Esse tempo é acordado entre jogadores.

Tempo no Jogo

  • Diferente de Tempo de Jogo, é o tempo cronometrado dentro do jogo, definido pelo mestre. Se ele diz que passou 3 horas dentro de jogo, simplesmente passou.
  • Pode ser usado também como clima (meteorologia).

Teste

  • Ação especial onde o/a jogador/jogadora precisa alcançar um resultado, normalmente verificando a face e resultado depois de uma jogada de dados.
  • Veja também Rolar Dados.

Tesouro

  • Um encontro especial no qual os personagens encontram um tesouro. Normalmente protegido por um monstro e/ou armadilha. Veja Encontro.

THAC0

  • To Hit Armor Class 0 (zero). Para Acertar Classe de Armadura 0 (traduzido). Principal teste para acertar a CA e causar Dano nos Personagens e Inimigos.
  • Usado nas edições Old School do D&D.

Token

  • Marcador. Uma representação simples de um personagem em um mapa de combate. Pode ser um botão com a imagem do personagem, ou qualquer coisa que possa representá-lo e diferenciá-lo.

TPK

  • Total Party Kill. Quando todo o grupo de personagens é eliminado em um único encontro de combate, na maioria das vezes devido a uma série de jogadas de dados infelizes ou decisões ruins.

Trama

  • A história que se desenrola durante uma aventura. Em RPGs, a trama pode começar de uma maneira e terminar em algum lugar muito diferente por causa das ações dos jogadores e personagens.

Turno

  • A vez do jogador em uma rodada.

U

Universal System

  • Sistema Universal. Veja Sistema Universal.

V

Vantagens

  • Conjunto de características que acrescentam bônus para os personagens.
  • Dependendo do sistema, é conhecido também por talentos, méritos, etc.

X

XP

  • Experience Points, ou Pontos de Experiência na tradução. Ver Pontos de Experiência.

Z

Zargon

  • Personagem originario do jogo HeroQuest. Também um termo (perjorativo) para mestres que jogam contra os jogadores.
Noble Knight Games

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