Conheça como é uma partida de Fiasco, feita por amigos bloqueiros dos Cavaleiros Insones em 2012!

Fiasco

Saudações aventureirxs!

Se você está procurando novos tipos de RPG de mesa, fugindo dos jogos gamistas, já experimentou Fiasco?

Criado em 2009 pelo renomado designer de jogos indie, Jason Morningstar, e publicada pela editora Bully Pulpit Games, Fiasco trouxe para as mesas de RPG uma narrativa livre, sem narradores ou mestres, onde os jogadores criam e se divertem com uma história totalmente aleatória, fadada ao desastre.

Inspirada em filmes que acabam em um “desastre primoroso”, como Fargo, Gosto de Sangue, A Sangue Frio, Queime Depois de Ler, e Um Plano Simples, esse RPG começa em uma narrativa simples, que vai desenvolvendo os personagens conforme outros interferem nas ações deles.

Um jogo simples que ganhou muitos fãs por ter poucas regras, e muita narrativa! E logo ganhou uma edição nacional em 2012, pela Retropunk.

Fiasco e os Cavaleiros Insones

Em 2012, eu (Fernando “FFenrirX” Afonso) junto com Alberto “Bebeto” Miranda, do site d30RPG, a Gabi do Pixel on Night, e o Marcos Silva (do antigo podcast Mais RPG) nos reunimos para passar algumas horas jogando Fiasco.

Jogamos o playset desenvolvido por Rod Reis, o “A Vida Como Ela É“, disponível gratuitamente no DrivethruRPG nesse link,

Foi bastante divertido! O vídeo é antigo (2012) mas bem legal de assistir. E vocês podem conferir abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=XUqqynwNUOA

Gostei! Quero adquirir Fiasco RPG!

É muito fácil adquirir Fiasco RPG!

fiasco
Você já fracassou hoje?

Infelizmente ele não possui mais uma versão física, dado ao tempo que ele foi lançado no Brasil, mas você pode adquirir diretamente da Retropunk em PDF acessando esse link.

Você pode também baixar os muitos módulos, a maioria de graça ou “pague o que quiser” no DriveThruRPG nesse link.

Mas se você for um colecionador de livros importados, pode achar o livro físico ainda sendo publicado, e vendido pela Amazon gringa nesse link.

Se você já jogou, o quer jogar, coloque nos comentários suas experiências ou expectativas. Se tiver alguma dúvida, pode perguntar também.

E se quiser me chamar para jogar, vamos que vamos! Só entrar em contato em uma das nossas redes sociais no topo do blog.

E rolem dados!