Linha do Tempo do Vampiro A Máscara 5ª Edição (V5)

vampiro a máscara

Saudações, aventureirxs!

 

Hoje trago até vocês a linha do tempo do Vampiro A Máscara 5ª Edição. Essa linha do tempo é um copilado de informações extraídas dos livros lançados até então, bem como informações retiradas de vários tópicos dos fóruns oficiais.

Claro que, enquanto a White Wolf e a Onix Path/Modiphius não compila tudo em um único texto/artigo, as informações poderão ser desencontradas.

Esse artigo será atualizado conforme eu obtiver mais informações. Sintam-se livres para adicionar ou corrigir algo nos comentários. As fontes estão no final do artigo.

Esse artigo também é um suporte para minha crônica de V5. Vou atualizá-la com informações da crônica no meu Kanka, onde estou documentando a crônica. Sintam-se convidados para visitar.

vampiro a máscara

LINHA DO TEMPO – VAMPIRO A MÁSCARA 5ª EDIÇÃO

2001

  • A Guerra ao Terror, promovido pelo presidente dos EUA após o ataque das Torres Gêmeas no 11/9, descobrem vários vampiros que são colocados em observação nos registros do NSEERS (National Security Entry-Exit Registration System). A ação duraria até 2004, e serviria de base para a Segunda Inquisição.

2002

  • O almirante John Poindexter assume o controle do IAO (Information Awareness Office). Ele deu luz verde à uma série de iniciativas da DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) destinadas a ajudar à expor e combater ameaças sobrenaturais.
  • Thomas Little, ex-diretor da SAD (Special Affairs Division, da FBI) da costa oeste, é promovido ao cargo de Subdiretor Adjunto do FBI, e é designado a reorganizar a SAD.

Conjetura: a SAD é uma “agência secreta” dentro da FBI, e durante anos foi responsável por investigar criaturas sobrenaturais e caçá-las. Estava desativada, mas após os 11/9, e as suspeitas de envolvimento sobrenatural, ela seria retomada em 2002.

2003

  • Felicity Price da CIA lidera o projeto FIRSTLIGHT.
  • A Camarilla fornece informações sobre o Sabá para as agências governamentais dos países com presença marcante da seita rival, usando-as para ajudar a queimar sua concorrente.

2004

  • A NSA descobre e invade no SchreckNET.
  • A “Oitava Direção” na Rússia junta-se ao que viria a ser chamado futuramente de Segunda Inquisição. Os membros incluem o Newburgh Group da Inglaterra, o BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) no Brasil e a Sociedade de São Leopoldo.
  • A Questão Vermelha (Red Question) lança a primeira versão de seu manifesto.

Conjectura: A Questão Vermelha é uma organização secreta aparentemente ligados aos Anarquistas, que operam exclusivamente online, e a identidade dos integrantes até então é um mistério. O nome foi dado pela Camarilla por causa dos dizeres PORQUE VOCÊ OBEDECE? achados em alguns textos, e escrito em vermelho.

2005

  • A Divisão de Assuntos Especiais do FBI foi ressuscitada devido ao trabalho da FIRSTLIGHT. Membros aposentados do Projeto Twilight são trazidos da aposentadoria para aconselhar.
  • Começa a Cruzada Gehenna.
  • A unidade 8211 de Israel rastreia membros seguindo para a Cruzada Gehenna.
  • Acontece o “Chamado” (Beckoning): todos os membros, da 9ª geração e inferior, são convocados para o Oriente Médio para defender-los da Cruzada Gehenna. Alguns entram em torpor voluntário para não atenderem o Chamado.

Conjectura: O Sabá começa a lenta migração para o Oriente Médio que será conhecida como Cruzada Gehenna. O ano foi escolhido para coincidir com a Gehenna da edição revisada (V20) e de pistas contextuais. As cidades do Sabá se esvaziam lentamente ao longo da próxima década.

2006

  • Os Anarquistas sem laços (Anarchs Unbound) são oficialmente banidos pela Camarilla, e avisos terríveis são emitidos sobre membros da seita se misturando com a Questão Vermelha.
  • A unidade antiterror britânica SO13 da Metropolitan Police Anti-Terrorist Branch inicia a esterilização de Londres. Isso vai continuar pelos próximos sete anos. Eles são liderados pelo cap. Ishaq Khan.
  • Unidades francesas da DSGE (Directorate-General for External Security) começam a exterminar vampiros em Paris, fazendo com que a Corte da Camarilla do príncipe Villon fuja do domínio. Marselha é purificada da presença de vampiros.
  • Os anciões da Camarilla começam a fornecer informações sobre as propriedades dos Anarquistas, assim como sobre o Sabá, em uma tentativa de desviar a atenção de seus próprios domínios.

2007

  • A Questão Vermelha enfrenta diretamente os Justicars da Camarilla; no dia seguinte, ocorre o colapso financeiro de 2007.
  • Marcus Questor se torna o agente encarregado da Divisão de Assuntos Especiais, e seus laços com o IAO (Information Assent Owner, um braço da inteligência policial) ajudam a garantir a inteligência do fenômeno “corpo em branco” (blank body, como eles chamam os vampiros).
  • Em menos de três meses, a NSA, CIA e o Serviço Secreto do Vaticano matam centenas de membros. A Segunda Inquisição começa oficialmente.

2008

  • A FIRSTLIGHT identifica a Principal Capela em Viena dos Tremere, e pensa (erroneamente) que é a central de todos os vampiros.
  • Uma força-tarefa conjunta da USSOCOM (Special Operations Commando dos Fuzileiros Navais dos EUA), com o auxílio do ESOG (Força Policial do Vaticano) e e um time de Caçadores de vampiros do Brasil, destroem a Principal Capela (Prime Chantry), decapitando a pirâmide Tremere e expurgando os Membros de Viena. É divulgado na impressa como um ataque contra uma célula do Estado Islâmico.
  • Carna (futura fundadora da Casa Carna, dissidente dos Tremere) começa seu voo pelos Estados Unidos, espalhando para seus seguidores o que ela aprendeu em O Livro da Guerra Sepulcral (The Book of Grave War).
  • Os Anarquistas aproveitam a oportunidade para conquistar vários domínios enfraquecidos da Camarilla.

Conjectura: após a queda da Pirâmide, os Tremere se livram de sua maldição do clã. Os Tremeres se dividem em quatro casas: a Casa Tremere (liderados por Karl Schrekt), ainda fieis à Camarilla e ao clã; a Casa Carna, independentes e com práticas heréticas, rejeitando as tradições do clã; A Casa Ipsissimus, alinhados aos Anarquistas; e a Casa Goratrix, ainda alinhados ao Sabá. Esses últimos não se tem notícias.

vampiro a máscara

 

2010

  • Um vídeo vaza para sites de vampiros mostrando um membro da Questão Vermelha envenenando um rival Tremere em 2001. É o último ato altamente divulgado da Questão Vermelha.
  • O Conclave de Galloway se reúne; é decidido banir os Anarquistas como membros da Camarilla, transformando a organização em algo exclusivamente para a elite de vampiros e seus irmãos escolhidos.
  • O corpo de Zelios em torpor é descoberto em Los Angeles em um labirinto, escondido entre os esgotos abaixo do Griffith Park. Ele é recuperado eventualmente por Maximilam Strauss, e trazido para ser acordado e se recuperar sob a custódia da Camarilla. Ele é um proeminente Primogenie que desapareceu ainda na déc. de 1990.

Conjectura: o Conclave de Galloway foi o estopim para que somente membros “da elite” entrem na Camarilla. Eles oficialmente banem os Sangue-Fracos e Caitiffs das suas fileiras, e os Anarquistas deixam de ser “um partido” para ser uma dissidência de membros rebeldes. Somente quem é avaliado previamente pode se declarar da Camarilla.

2011

  • Reunião do Círculo Interno da Camarilla escolhe uma nova leva de Justicares, elevando Lucinde a Justicar Ventrue pela Não-Vida (para sempre).
  • Outros Justicares eleitos: Doña Manuela Bolìvar (Malkavian), Theo Bell (Brujah), Stanford Warwick (Nosferatu), Madame Guil (Toreador), Anastasz di Zagreb (Tremere).
  • Tegyrius, dos Banu Haqim, assume como Justicar unindo em aliança mútua a Camarilla e a Ashirra. Em poucos anos, os Banu Haqim oficialmente entram de vez na Camarilla.

2012

  • Conclaves simultâneos são realizados em Chicago e Praga. Theo Bell assassina Hardestadt (e possivelmente Jan Pieterzoon) no Conclave de Praga. Os Brujah deixam formalmente a Camarilla.

Conjectura: os conclaves de Chicago (maior cidade da Camarilla nos EUA) e Praga (cidade neutra) foram marcantes para a Camarilla, principalmente o de Praga, que não ocorre bem, quase culmina em uma guerra civil, e acaba expondo os anciões da Camarilla para os Anarquistas. Os Anarquistas acusam dos anciões terem fornecido informações sobre a seita para que a Segunda Inquisição atacassem os membros que não eram alinhados à Camarilla. Na confusão, ocorre o assassinato de Hardestadt, um dos fundadores da Camarilla.

2013

  • A Rainha Ann é decapitada em Londres, concluindo efetivamente a esterilização da cidade. Obra do SO13.
  • A Camarilla se reúne com os Banu Haqim e o Ministério (anteriormente conhecidos como Seguidores de Set) na mesma noite para avaliar os méritos de admissão na Camarilla. A reunião do Ministério termina prematuramente quando uma bomba atinge o hotel onde os dignitários estão se reunindo. A visão preferencial dos Banu Haqim ao escolher uma cozinha discreta de uma cidade pequena na Dinamarca como seu local de reunião provavelmente resulta em sua admissão à seita. Enfrentando a rejeição, o Ministério se retira para se alinhar com os Anarquistas.
  • A Camarilla conquista a Cidade do México. A Cidade do México foi por séculos o principal domínio do Sabá. Com a Cruzada Gehenna, a Camarilla aproveitou para conquistar a cidade. Outras cidades importantes são conquistadas, como Montreal, Miami e Rio de Janeiro. A Camarilla perde outras importantes, como Las Vegas e Washington DC para os Anarquistas.
  • A Ashirra se alia à Camarilla, com interesses mútuos sobre combater o Sabá no Oriente Médio.

Conjectura: a Ashirra é uma seita de membros que operam no oriente desde a era medieval. Suas práticas são parecidas com a Camarilla, mas o que os unem é a fé na religião islâmica.

2017

  • Um massacre em Berlim leva a Máscara ao ponto de ruptura. Berlim se torna um domínio Anarquista depois que o príncipe é destruído na rua por uma turba de Anarquistas.

2018

  • O ponto de partida inicial da linha do tempo dos novos livros de Vampiro, a partir da publicação do livros do Vampiro V5.

2019

  • O clã Lasombra é admitido como membro formal da Camarilla após uma votação em Chicago, depois uma campanha diplomática dos Amici Noctis. O sacrifício ritual de Malenkov e outros membros de alto escalão do Sabá estão entre as concessões notáveis ​​prestadas; bem como a regra geral de que um Lasombra deve ser sacrificado por cada um que se juntar à seita rival.

Conjectura: os Amici Noctis é uma sociedade secreta vampírica governada pelos Lasombra. Eles são conhecidos também como Amigos da Noite (Friends of Night).

2020

  • O barão Anarquista de Nova York Douglas Callihan é inesperadamente encontrado morto em seu escritório. O Príncipe Hellene Panhard envia a representante do clã Lasombra, Julia Sowinski, para investigar em nome da Camarilla.

Desconhecido / Indeterminado / Em andamento

Conjectura: as informações abaixo foram extraídas dos livros, mas sem alguma datação para colocar na linha do tempo. Então estão sendo colocadas aqui sem datas.

  • Augustus Giovanni é assassinado, empalado ou levado a um torpor involuntário. Seu zoológico pessoal de fantasmas e espectros foi libertado do cativeiro. Isso acontece em algum momento no final dos anos 2010.
  • O Clã Hecata é fundado na Reunião de Família. Essa reunião foi a reconciliação do Clã Giovanni com os Capadócios e sua linhagem de primos Samedi, Percursores do Ódio e Lâmias. Um contingente de  Nagaraja também é trazido para a reunião. Esse episódio acontece logo depois do assassinato de Augustus Giovanni.
  • Vannevar Thomas reivindica o principado sobre Los Angeles, após abandonar São Francisco. Os barões Anarquistas da cidade rapidamente negociam uma trégua com a Camarilla para evitar uma guerra imediata e altamente destrutiva.
  • A Promessa de 1528, onde a Camarilla e os Giovanni prometem não se intrometerem nos assuntos uns dos outros, tem previsão para acabar em 2028. Possível motivo para a manobra dos Giovanni em criar o clã Hecata, e a antecipação de uma possível guerra.
  • Dois vampiros originalmente do clã Ravnos, Shejana e Enzo Tovani, são agora considerados como Caitiff. Até o momento, é a única citação sobre o clã, e também é uma prova que os acontecimentos da linha antiga (Semana dos Pesadelos) também valem para a nova edição.

vampiro a máscara

 

FONTES

Vampire, The Masquerade 5th Edition – Jason Carl, Marthew Dawkins, Juhana Pettersson, Kenneth Hite, Karim Muammar, Karl Bergström, Martin Ericsson. Modiphius / White-Wolf, 2018.

Camarilla – Mark Rein ° Hagen, Marthew Dawkins, Kenneth Hite, Juhana Pettersson, Martin Ericsson e Freja Gyldernstrom. Modiphius / White-Wolf, 2018.

Anarch – Juhana Pettersson e Marthew Dawkins. Modiphius / White-Wolf, 2018.

The Hunters Hunted 2 (V20 Sourcebook) – Justin Achilli, Jason Andrew, Martin Henley, Matthew McFarland, e Matthew Sanderson. Onyx Path Publishing / White Wolf, 2013.

Anarchs Unbound (V20 Sourcebook) – Justin Achilli, Alan Alexander, Jason Andrew, Sarah Roark, e Matthew Sanderson. Onyx Path Publishing / White Wolf, 2014.

Fandom da White-Wolf: https://whitewolf.fandom.com/

Fórum da The Onyx Path: http://forum.theonyxpath.com/

O Velhinho do RPG (excelente blog nacional que aborda Vampire): https://ovelhinhodorpg.wordpress.com/

 

Noble Knight Games

Acessórios (12) Adaptação (26) Apresentações (15) Blog Antigo (19) Board Games (5) Cinema (8) Contos (10) Downloads (11) Dungeons and Dragons (77) Evento (4) Internerd (13) Jogo Eletrônico (5) Mesa dos Insones (51) Notícias (49) Pensamentos (28) Role-Playing Games (77) Storyteller (6) Teoria (25) Vídeo (6) World of Darkness (6)

Meta