Como administrar um grupo grande?

politizar o rpg

Saudações aventureiros!

Fui abordado por um amigo que tem um grupo grande (como o meu) mas tem dificuldades em administrar. Há anos sempre mantenho o grupo dos #CavaleirosInsones grande (de 8 a 14 membros) e os outros mestres mantêm esse mesmo ritmo. Mas como fazer com que a participação de todos seja contínua? Abaixo tenho algumas dicas.

Grupo04MANTENHA O GRUPO COESO.

Parece uma dica boba, mas é essencial. Um grupo no qual existam classes / kits / funções / profissões (etc) muito similares tende ao fracasso, principalmente em grupos grandes. Opinar ou restringir o acesso a certas opções de jogo é essencial para que cada personagem seja útil em um grupo grande, e seja procurado. Se em um grupo medieval fantástico com 10 integrantes tem 4 ladinos, e temos uma armadilha, são 4 chances de vitória ou 1 chance de vitória e 3 que ficaram sem fazer? E em um grupo de Chamado de Cthulhu no qual todos são professores? Seria legal? Até seria, mas acabaria excluindo alguns jogadores, ou teria a “corrida de quem rouba mais tempo do narrador”. E isso é chato. Então, diversifique! Converse com seus jogadores, e exponha o que você quer para o jogo! Aconselhe. A melhor coisa é quando o grupo inteiro tem seus personagens engajados e todos sem ociosidade.

DIVIDIR PARA CONQUISTAR.

E de repente vem aquela musiquinha…

Deixe seus jogadores cantarem à vontade! Mas para você narrador/mestre, dividir o grupo pode ser uma boa solução narrativa. Agora é necessário saber administrar o tempo, ou como as vezes eu faço em minha mesa, elaboro combates simultâneos com os dois grupos em separados, mas com uma mesma iniciativa para ambos! O combate pode até ficar um pouco longo, mas faz com que ambos os grupos analisem de forma uniforme, e ainda torçam para seus pares separados!

DELEGUE FUNÇÕES INGAME E OUTGAME.

Análise e contabilidade de tesouro. Cartografia. Suporte à jogadores inexperientes. Registro de tempo e de NPCs. Delegue várias funções ingame e outgame, fazendo com que os jogadores que não estão em cena ou estão ociosos façam algo em prol do grupo. Em um grupo grande, sempre existirá alguns indivíduos que vão esperar a ação para agir ou que um NPC vá até eles. Coloque esses jogadores para trabalhar! Nem que sejam computando danos ou organizando os livros do narrador. A palavra de ordem é não deixar o jogador disperso.

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OUÇA! ACIMA DE TUDO, OUÇA.

E para finalizar, ouça seus jogadores! Converse e proponha, mas também esteja apto a aceitar propostas. O RPG é um contrato social onde todos estão reunidos para se divertirem em conjunto. Se seu grupo é grande, pode existir vários motivos (falta de mestres, muitos amigos, seu jogo é bom e cativante), então faça com que o grupo seja unido e opine em diversas situações que impacte o grupo. Se o grupo é grande demais, converse com os envolvidos. Se querem ampliar, verifique suas possibilidades. E sempre saiba qual o seu limite: um grupo grande demais pode ser cansativo para você e desinteressante para os jogadores. Então a palavra é planeje-se e ouça eles. Várias cabeças pensando são melhores do que uma só, não é?

Créditos da capa: danps

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