Libertadores de Phandelver – Um resumo desses 3 anos

Saudações aventureirxs!

Parece que foi ontem, mas em janeiro de 2015 eu iniciava com os #CavaleirosInsones a campanha Libertadores de Phandelver (que ainda não tinha esse nome). Depois de anos da 4ª edição de Dungeons and Dragons, eu me aventuraria na nova edição, depois de ler, pesquisar, e ver que essa edição veio para ficar (pelo menos até a próxima edição…). Então, cabe aos poucos que acompanham o grupo, e mais para os muitos (muitos mesmo) jogadores que passaram por essa mesa um pequeno histórico in game e out game.

1ª TEMPORADA – AS MINAS DE PHANDELVER

In Game: Alguns mercenários e aventureiros de ocasião foram contratados por um anão para levar suprimentos para uma vila há poucos dias de viagem de Neverwinter. O que os aventureiros não sabiam que se envolveriam com um clã de goblinóides, bandidos facínoras que subjugavam a pequena vila, mortos-vivos, uma vila devastada protegida por um dragão, e uma trama que levava ao sequestro e obtenção de um local mágico. Transpostos todos esses desafios, os aventureiros se uniriam em um único nome: Libertadores de Phandelver, aclamados heróis da região.

Out Game: Ainda na finada Empório Fantástico, reuni um grupo diverso de jogadores (experientes e iniciantes) para jogar o Starter Set do novo Dungeons and Dragons, caixa que tinha poucos meses de lançada. Até então, eu estava experimentando as regras, o jogar, e ansioso pelo mix de jogadores, com faixa etárias diversas (o mais novo com 16 e o mais velho com 35 anos) e gêneros diversos. Foram 5 níveis divertidos, fugindo algumas vezes do roteiro, e com a entrada e saída de alguns jogadores por motivo de horários e dias (tínhamos que ir ajustando conforme dava para jogar). Conseguimos concluir a aventura na loja, e posteriormente passar para a próxima temporada. O planejamento da aventura foi em 2014, mas somente em 2015 que começamos. A temporada encerrou em agosto/2015.

2ª TEMPORADA – AVENTURAS POR NEVERWINTER

Mapa da região 01In Game: Os aventureiros decidiram se estabilizar como um grupo, e como tinham livrado uma pequena vila a poucas da maior cidade da região, Neverwinter, decidiram instalar seu QG nas ruínas de Thundertree. Mas logo o chamado para a aventura fluiria na vida desse vasto grupo, onde a descoberta de uma artefato, e embate com uma facção inimiga (Os Ashmadai) e as tramas políticas e regionais fariam que eles vissem o quão é difícil administrar uma vila, principalmente quando esta vila está no centro de tramas sinistras e alheias a eles…

Out Game: Nessa temporada, jogamos exclusivamente no Covil dos Insones (minha humilde residência). Alternamos horários conforme a agenda do DM e dos jogadores, tivemos a redução de jogadores no início, depois uma nova inflada, e desde então, estabilizamos os jogadores em 7. Jogávamos pelas manhãs de sábado, depois nas noites de quinta. Os jogadores terminaram essa temporada no 7º nível, em março/2016.

3ª TEMPORADA – AS PROFUNDEZAS DE UNDERMOUNTAIN

In Game: novas alianças e missões apareceram para os aventureiros. Caminhos foram divididos, inimigos por todos os lados, e uma vila vulnerável fizeram que o grupo aceitasse um suposto pedido de ajuda vindo de um dos Lordes Ocultos de Waterdeep. A trama se desenvolveu na maior masmorra de Faerüm: Undermountain, com a aquisição de novos amigos e inimigos, descobertas sobre ameaças além do conhecimento deles, e uma revelação: que existiam itens poderosos ao alcance do grupo: um em Thundertree, e outro nas mãos deles. O que será que aguardava os aventureiros após serem reveladas sobre os artefatos Imaskarcanas?

Out Game: Undermountain era um suplemento para Forgotten Realms que eu tenho há mais de 15 anos (comprei em 2002-03, não lembro bem) e desde então estava guardado, esperando para ser usado. E finalmente usei com minhas cobaias meus jogadores. E como eles sofreram com os desafios que tiveram que se adaptados (O suplemento era para a 2ª edição de D&D, o AD&D), e olha que eles só exploraram cerca de 35% dos mapas… Espero que eles tenham que voltar em breve para essa grande dungeon para completar os outros 65% (ou mais, já que existem outros níveis e níveis…). Essa parte terminou em outubro/2016.

motes

4ª TEMPORADA – EXPLORAÇÃO, HORRORES, MOTES E MORTES

In Game: Muitas perguntas, poucas respostas. Muitos inimigos, pouco potencial de defesa. Com essa premissa, e de posse de 2 dos artefatos mais poderosos do mundo, o grupo decide andar pelo mundo e ir de encontro a pessoa mais capacitada em responder a suas perguntas: o Sábio de Shadowdale. Mas o caminho que poderia ser simples, acabou não sendo: tramas políticas, roubos e sequestros, uma Tumba dos Horrores no caminho, perdidos em alto-mar, um encontro com ilhas flutuantes (motes) após um naufrágio… Tudo isso recompensado com um novo QG, novos amigos, e novos rumos. E quando se achava que tudo estava indo bem quando eles chegaram em Shadowdale, a trama de mistérios aumentaria vertiginosamente.

Out Game: Nessa temporada, dividida em subcapítulos, os aventureiros depois de uma grande pausa em suas carreiras, decidiram explorar o mundo atrás de respostas e definir o sentido do grupo. O bom foi que foi bem railroad, ou seja, o pessoal traçou um plano de exploração, visitou vários lugares, e acabaram saindo da Costa da Espada direto para a Terra dos Vales. Foi um período que teve mais circulação de jogadores, com vários personagens mortos, outros entrando no grupo, e o que o grupo é hoje é reflexo dos jogadores e personagens que ainda estão ativos na mais nova temporada. Esse temporada acabou em julho/2017.

foto

5ª TEMPORADA – GUERRAS

In Game: Shadowdale parecia pacata, mas depois de um mal entendido que culmina para uma brecha para que os drows ataquem a pequena cidade, os aventureiros agora tem que decidir seus rumos em âmbito regional. Um novo artefato é apresentado, mas o que eles possuíam é roubado por uma entidade infernal. E com a revelação que o Sábio está aprisionado em um dois 9 infernos, os personagens terão que tomar um novo rumo. Enquanto isso, a ameaça de uma catástrofe mundial se aproxima. Os aventureiros conhecem superficialmente seu maior inimigo, enquanto cuidam com a ajuda de novos poderosos aliados de antigos percalços. Será que eles conseguirão enfrentar e derrotar o que os aguardam nessa nova temporada?

Out Game: essa é a penúltima temporada do grupo. Atualmente estávamos de férias, mas iremos continuar as aventuras em março/2018. O grupo teve algumas saídas, mas outras entradas, e estamos estabilizados em 9 jogadores (atrás do 10º). Depois de tudo o que aconteceu, eu espero que os jogadores aguentem essa temporada, que promete extrair deles o máximo de perspicácia e trabalho em equipe. E que venham os desafios!


As aventuras dos Libertadores não acabam por aí! Conforme essa temporada avança, iremos atualizar a história deles por aqui. Se desejar, acompanhe-nos nas nossas redes sociais:

E rolem dados!