Debatendo D&D – Premiações: XP ou não-XP, eis a questão.

Saudações aventureiros!

Nessa penúltima postagem analisando as bases do Dungeons and Dragons, e comparando com as edições anteriores, debateremos a regra motriz do sistema, como mudou, e ainda o que torna o D&D tão interessante e diferente dos demais RPGs do mercado.

A PREMIAÇÃO QUE MAL MUDOU…

Dungeons and Dragons tem como premiação dois fatores importantes: dinheiro (para comprar equipamentos, castelos, status, etc) e pontos de experiência. O primeiro é ganho em pilhagens, já o segundo é arbitrariamente premiado pelo desafio proposto pelo DM.

Em praticamente todas as edições, matar monstros gera experiência (ou XP). O fator derrotar também valia, bem como desvendar enigmas, ou premiações extras que mestres mais “bonzinhos” gostavam de premiar… Bem, nem sempre.

No AD&D veio a inovação de XP, dada a tabela diferenciada. Além de ganhar XP com monstros derrotados, cada classe tinha uma “meta” para ganhar XP, como coletar dinheiro para Ladrões, e curar pontos de vida com magia para Clérigos. Mas ainda o foco era os monstros/NPCs.

Na 3ª edição, nada mudou. Na 4ª, com a designação de encontros de combate e de desafios, mudou pouca coisa, pois os desafios eram tratados como monstros, em questão de dificuldade.

pic2205659E O QUE MUDOU REALMENTE?

Na 5ª edição, o XP é calculado de uma forma ligeiramente diferente, onde se herdou a criação de encontros da 4ª edição com a versatilidade das edições anteriores. Mas como todo RPG Gamista, a evolução ainda é baseada em pontos de experiência. É uma característica latente do Dungeons and Dragons. Mas ao contrário das outras edições, é mais maleável de manipular. Será que veremos um dia um novo sistema de premiações para o D&D?

cqzhydovyaaqoqr

E PARTIMOS PARA AS HOUSERULES.

Como mestres, tentamos sempre aprimorar a premiação em Dungeons and Dragons, partindo do princípio que o jogo deveria ser moldado ao nosso prazer. Em se tratar de premiação de XP, o D&D sempre foi e será um jogo de derrotar monstros, mas isso pode ser mudado, estudando a tabela de XP presente no Dungeon Master’s Guide. Uma coisa que eu gosto de premiar meus jogadores são com 3 tipos de premiação em XP:

  1. Encontros de Combate (Encounters): o carro-chefe do D&D. Combates rendem XP conforme praticado em tabela.
  2. Encontros de Desafios (Side-Quest): enigmas ou side-quests.
  3. Missões (Quests): missões principais ou conclusivas.

Baseado em uma campanha, sempre terão vários encontros, com algumas side-quests, que completam uma quest maior.

E vocês? Como premiam com XP?


O que acharam? Gostariam de acrescentar algo? Encontre-nos nos comentários, twitter ou facebook. Nossos canais estão logo abaixo:

E rolem dados!

Noble Knight Games

Acessórios (12) Adaptação (32) Apresentações (15) Blog Antigo (19) Board Games (5) Cinema (8) Contos (10) Downloads (11) Dungeons and Dragons (84) Evento (4) Internerd (13) Jogo Eletrônico (5) Mesa dos Insones (58) Notícias (49) Pensamentos (28) Role-Playing Games (84) Storyteller (6) Teoria (25) Vídeo (6) World of Darkness (6)

Meta