Saudações aventureiros!

Esse artigo é voltado especialmente para o grupo Libertadores de Phandelver, uma das mesas presenciais do Cavaleiros Insones. Mas deixo aqui para a apreciação de todos, pois além de trazer um pouco de material dos livros lançados para o sistema Dungeons and Dragons, pode servir de inspiração para quem quiser utilizar em sua própria aventura. Os fatos narrados aqui foram inspirados (e alterados) dos livros Neverwinter Campaign Setting e Sword Coast Adventure’s Guide.

UM PEQUENO RESUMO – O QUE ACONTECE NA COSTA DA ESPADA

1374 CV. A Costa da Espada está em relativa paz. A corrida armamentista de Dagult Neverember não teve tanto apoio da sua facção, a Aliança dos Lordes, e seus dias de Lorde Aberto de Waterdeep está acabando. Em breve, ele voltará par sua cidade, Neverwinter, e deixará um novo Lorde em seu lugar. Outro Lorde Oculto será revelado, para o bem ou para o mal. Mas todos esperam para o Bem.

Saindo da metrópole e indo em direção ao norte, uma influente humana reúne um exército de seguidores fiéis, esperando uma cura ou redenção. Rohini fez das ruínas do Helm’s Hold um sanatório, onde pessoas de qualquer raça terão cuidados amistosos, e tratamento para uma misteriosa praga que assola a região. Uma doença originária das criaturas tocadas pela Spellplague. Transforma a carne e a mente dos humanóides da região em deformidades. Cura mágica retarda os efeitos, mas não cura o doente por completo. Pelo menos, não os métodos conhecidos. Mas Rohini, conhecida por A Profeta, parece que conhece um jeito de curar os feridos, e com isso, atrair mais e mais seguidores, sendo idolatrada como uma divindade.

Enquanto isso, na Floresta de Neverwinter, em Gragmaw Castle, um novo líder, Rei Graunl, toma o poder entres os Bugbears. Esse gigante assassinou o antigo rei do clã Gragmaw, Grol, e agora está reunindo forças para algum plano misterioso. Toda a parte sul da Floresta está em alerta, principalmente uma pequena vila conhecida.

Phandalin agora é um centro de exportação de minérios. Os irmãos Rockseekers encontraram mais riquezas na região, explorando as Minas. Conseguiu reunir mais e mais parentes para a exploração, e claro, atraiu a ganância de indesejáveis. São poucos que sabem realmente o que os anões escondem nas minas, e parece que seu segredo está em risco com a ascensão de um grupo maligno.

Há poucos meses, os Ashmadai empreenderam um ataque a uma pequena vila perto de Neverwinter, mas falharam pois os valorosos Libertadores, aliados a um exército enviado de New Sharandar, os Iliyanbruen, conseguiram expurgar a ameaça, fazendo com que sua líder fugisse. Os Ashmadai não esqueceram essa intromissão em seus planos pelos eladrins, e empreenderam um ataque a cidade, mas encontraram-na em Ruínas. Os eladrins há tempos vivem em um bolsão dimensional, e deixaram sua cidade original para trás. Atualmente, grupos de Ashmadai ocuparam as antigas ruínas de Sharandar, e os eladrins, obrigados a não informar sua localização nem seus portais, estão reclusos e presos em sua dimensão.

Enquanto isso, em Neverwinter, um influente grupo de criminosos, chamados Dead Rats, causam dores de cabeça ao lorde-em-exercício, o Prefeito Soman Galt. Há poucas dezenas, seu braço direito foi ferido gravemente, General Sabine, e com o ocorrido desmotivou a guarda da cidade. Cartazes ofertando a cabeça do líder declarado dos Dead Rats, Rsolk, se espalham pela cidade e vilas vizinhas. Soman teve que dar status de guarda da cidade a até então os mercenários contratados anteriormente para compor o exército de Dagult, os Sellswords. A população da cidade está dividida entre opiniões que o prefeito é responsável pelo caos, e não confiar nesses mercenários forasteiros.

Aos arredores de Neverwinter, uma vila se destaca após o longo inverno desse ano: New Thundertree. Restaurada por um grupo de aventureiros que adotou como quartel-general, a vila ganhou o status de fortim, depois de receber patrocínio das aventuras do grupo, bem como dos gratos irmãos Rockseekers, e dividendo dos lucros de outra vila distante, Phandalim.

Mapa da região 01

LOCAIS DE INTERESSE