Ordem de Leitura da 5e para DM – Primeira Parte

Ordem de Leitura da 5e

Venha conhecer a ordem de leitura da 5e de DnD para mestres de primeira viagem que não querem (e nem precisam) ler tudo de todos os livros básicos.

Ordem de Leitura da 5e para DM

Saudações, aventureirxs!

O artigo de hoje é um suporte para novos mestres de Dungeons and Dragons, que estão ansiosos para mestrar, mas não sabem como começar no sistema de RPG mais famoso do mundo.

Temos aqui no blog vários dicas para mestres e jogadores, principalmente iniciantes. Você pode conferir nesse link ou acessando Teoria na nossa aba RPG. E nesse artigo, iremos focar exclusivamente na 5ª edição do D&D.

Para novos mestres, ler as quase 320 páginas do Livro do Jogador, mais as 320 páginas do Livro do Mestre, e ainda as 350 páginas do Livro dos Monstros, sem falar de outros livros bases complementares que estão surgindo, pode ser um desafio grande para mestres iniciantes, com pouco tempo para ler e muita vontade de jogar, ou até mesmo aqueles ansiosos para cair logo na arte da narrativa. Essa ordem de leitura da 5e é especialmente para eles.

Pensando nisso, Brad Wolf, um membro do grupo do Facebook “Dungeon Master Resources“, que faz workshops em uma loja de jogos de sua cidade, decidiu elaborar uma Ordem de Leitura da 5e onde ele selecionou o que é realmente essencial ler para um DM (dungeon master) da 5ª edição. Ele colocou o panfleto com os capítulos, e logo recebeu do grupo (que tem mais de 35 mil integrantes) um devido feedback.

Pedi autorização para transcrever e traduzir a lista aqui nos #CavaleirosInsones. Espero que ajude a você, mestre de primeira viagem, no maravilhoso mundo de Dungeons and Dragons.

Ordem de Leitura da 5e para DM – Primeira Parte: Aprendendo o jogo

Abaixo tem o primeiro quadro que você poderá imprimir e marcar o que já leu. Aconselhamos ler na ordem que é apresentada.

A Lista 1 começa com quatro capítulos do Livro do Jogador. Esses capítulos fornecem as regras básicas. Estes são os capítulos que você realmente precisa saber. O restante do manual fornece descrições de magias e construção de personagens.

Não espere se lembrar de todas as habilidades de classe de personagem e como cada magia funciona. Seus jogadores devem ser responsáveis ​​por conhecer as habilidades e magias de seus personagens. Você provavelmente entende muitas dessas coisas porque já jogou o jogo como jogador. Como um mestre, você deseja compreender de fato:

  • Usando pontuações de habilidade
  • Vantagem/desvantagem
  • Testes de Perícias
  • Jogadas de Resistência (Salvaguarda)
  • Movimento
  • Entrando em ambientes
  • Interações sociais
  • Combate
  • Magia

Os capítulos 7 a 10 do Livro do Jogador fornecem essas regras. Também é útil reconhecer que são apenas 32 páginas! muito menos intimidante do que todo o manual de 320 páginas.

As entradas do Guia do Mestre nesta lista ajudam a compreender os fundamentos da construção de encontros e da criação de personagens não-jogadores (NPC). Misturar as seções do Manual dos Monstros ajuda a integrar a mecânica do monstro e do NPC em seu cérebro conforme você aprende o design de encontro no Guia do Mestre.

O Guia dos Monstros do Volo (ainda sem previsão para tradução), Capítulo Um, e o Guia do Mestre, Capítulo Seis, ajudam você a conceber o mundo do jogo como mais do que apenas encontros de combate. Os monstros e NPCs em seu mundo vivem lá e têm sociedades próprias. Pense bem nas maneiras como essas sociedades interagem e se chocam. Lembre-se de que uma boa narrativa cria tensão. Saber como as pessoas e os monstros vivem e saber o que eles querem informa os conflitos que criam tensão.

À medida que você lê este conteúdo, comece a interpretar suas formas de representar isso em sua mesa. Faça fluir a sua criatividade e apaixone-se pelo seu mundo!

Uma observação importante: o Volo’s Guide to Monsters infelizmente não foi traduzido. Então, caso você tenha dificuldade em ler livros em inglês, você poderá ignorar essa parte, já que ela é uma adição ao apêndice 2 do Livro dos Monstros.

Continuação da Ordem de Leitura

Nos próximos artigos, iremos expandir mais ainda o conhecimento dos livros, utilizando alguns livros básicos, alguns complementos e livros fora da literatura de regras. Serão ainda mais 3 artigos para auxiliar o mestre de Dungeons and Dragons.

Parte desse artigo (a explicação dos capítulos) foi elaborado pelo próprio Brad Wolf em seu site: www.direden.com/. Agradecemos a ele por autorizar a tradução e uso aqui no Blog dos Cavaleiros Insones! Se puderem conferir o site dele, é uma boa!

Logo mais postaremos os demais artigos.

E rolem dados!

Imagem da capa: Deviantart by Diomant

Noble Knight Games

Acessórios (12) Adaptação (26) Apresentações (15) Blog Antigo (19) Board Games (5) Cinema (8) Contos (10) Downloads (11) Dungeons and Dragons (77) Evento (4) Internerd (13) Jogo Eletrônico (5) Mesa dos Insones (51) Notícias (49) Pensamentos (28) Role-Playing Games (77) Storyteller (6) Teoria (25) Vídeo (6) World of Darkness (6)

Meta