Ordem de Leitura da 5e para DM – Segunda Parte

ordem de leitura da 5e

Venha conhecer a ordem de leitura da 5e de DnD para mestres de primeira viagem que querem expandir seus conhecimento na arte de mestrar.

Ordem de Leitura da 5e para DM

Saudações, aventureirxs!

No artigo anterior, listamos uma ordem de leitura da 5e para mestres (Dungeon Masters ou simplesmente DM) que não querem ter que ler vários livros, ou até mesmo precisam aprender o básico para poder começar na arte da narrativa.

Este artigo é agora específico para mestres que já terminaram a primeira lista, já estão afiados com o básico, e agora pretendem expandir seus conhecimentos. Nos próximos artigos, os DM encontrarão material suficiente para ele se tornar um excelente mestre, com todo o suporte para desenvolver seus jogos.

Essa lista foi um compilado de sugestões do grupo do Facebook “Dungeon Master Resources” que Brad Wolf, um membro do grupo, compilou após publicar sua primeira listagem. Ele já tinha uma lista anterior, e completou com mais itens sugeridos pelos membros. Explicamos direitinho sobre Brad Wolf no artigo anterior, que você pode conferir nesse link.

Pedi autorização para transcrever e traduzir a lista aqui nos #CavaleirosInsones. Espero que ajude a você, mestre de primeira viagem, no maravilhoso mundo de Dungeons and Dragons.

Ordem de Leitura da 5e para DM – Segunda Parte: Preparação do DM & Design de Encontro

Uma coisa que Brad fala em seu blog é uma verdade: não apenas na 5ª edição mas em qualquer edição de Dungeons and Dragons não existe um instrução clara para preparar uma sessão de jogo. Em todas as edições possuem dicas para mestres em como proceder com a narrativa, dicas de utilizar os mundos, e até de modificar monstros, mas como preparar uma aventura no passo-a-passo, infelizmente não.

O que acontece é que muitos mestres de primeira viagem preferem procurar outros mestres, outros meios, ou até ver outros mestres em ação, e aprendem pela visualização do que pela didática em si. Acabam sendo mestres medianos, já que não tiveram uma instrução detalhada na arte de mestrar.

Pensando nisso, Brad indica três livros fora da franquia Dungeons and Dragons para mestres iniciantes:

Dungeon World: um RPG narrativo publicado aqui no Brasil pela Secular Games. Não iremos adentrar nas regras do jogo em si, que utiliza um sistema diferente do D&D, mas sim em capítulos específicos que explicam o que o D&D falhou em mostrar. Esse livro teve uma reimpressão recente, e você pode adquirir diretamente da editora nesse link.

Return of Lazy Dungeon Master: da mente por trás do premiado blog gringo Sly Flourish, Michael E. Shea, é um livro sem tradução no Brasil. É uma ótima adição para o mestre que quer conteúdo didático de como preparar sua aventura, com o passo-a-passo, checklists e dicas importantes. Espero que esse livro saia o mais breve possível por aqui. Se quiser adquirir pode comprar nesse link.

Os Monstros Sabem O Que Estão Fazendo: traduzido recentemente pela Editora Excelsior, é mais um livro escrito por um blogueiro gringo. Dessa vez, é o Keith Ammann do blog The Monsters Know What They’re Doing, e tem foco total na 5ª edição do Dungeons and Dragons. Leitura quase que obrigatória para mestres que não sabem como conduzir encontros. Você pode adquirir o livro nesse link.

Ordem de Leitura da 5e

A lista também adiciona mais dois livros da franquia Dungeons and Dragons, e que infelizmente não temos ainda no Brasil: O Guia de Xanathar para Todas as Coisas e o Caldeirão de Tudo da Tasha. Ambos os livros são expansões das regras da 5ª edição e quase que obrigatórios na estante de mestres e jogadores.

Explicando bem a tabela, ela é divida em duas partes essenciais:

Escolha seu Tipo de Preparação: ambos os livros abordados explicam como preparar aventuras a sua maneira. Não fique restrito a seguir exatamente o que é proposto, pois a arte de mestrar vem com a contínua prática do ato. Os livros são bem didáticos ao explicarem os passos para você elaborar uma aventura ou campanha, mas faça uso das informações como aprendizado, e não como adestramento. O próprio Brad informa em seu blog que combina o Frentes (do Dungeon World) com o Passo 4: Segredos e Pistas (do Return of Lazy Dungeon Master).

Design de Encontro: esse é mais um passo-a-passo a seguir para conhecer mais ainda o sistema do Dungeons and Dragons. Se você não tem dúvidas sobre seu tipo de preparação, pode ignorar tudo dito no parágrafo anterior e partir para a construção do encontro como deve ser no D&D. Claro que o uso de ferramentas pode ser utilizada.

Aqui mesmo no site dos #CavaleirosInsones temos várias dicas de como preparar aventuras. Abaixo temos uma lista:

Espero que as dicas sejam úteis junto com a ordem de leitura da 5e.

Continuação da Ordem de Leitura

Nos próximos artigos, iremos expandir mais ainda o conhecimento dos livros. Ao final da Ordem de Leitura, o mestre notará que leu praticamente todos os livros essenciais de Dungeons and Dragons. Invés de uma leitura massante na ordem no qual os livros são apresentados, você experimentará uma nova forma de ler, assimilando por partes tudo o que precisa para ser um mestre.

A listagem foi elaborada pelo Brad Wolf em está disponível seu site: www.direden.com. Agradecemos a ele por autorizar a tradução e uso aqui no Blog dos Cavaleiros Insones!

Logo mais postaremos os demais artigos.

E rolem dados!

Noble Knight Games

Acessórios (12) Adaptação (26) Apresentações (15) Blog Antigo (19) Board Games (5) Cinema (8) Contos (10) Downloads (11) Dungeons and Dragons (77) Evento (4) Internerd (13) Jogo Eletrônico (5) Mesa dos Insones (51) Notícias (49) Pensamentos (28) Role-Playing Games (77) Storyteller (6) Teoria (25) Vídeo (6) World of Darkness (6)

Meta