Propagandas de DnD antigas

Propagandas de DnD

Venha viajar no tempo vendo as propagandas de DnD/D&D, direto do túnel do tempo.

Propagandas de DnD

O Dungeons and Dragons está na vida dos brasileiros desde a década de 1990, quando a caixa da Grow foi lançada por aqui. É uma franquia de grande sucesso, e conhecido tanto por jogadores de RPG que não jogam esse sistema, quanto por pessoas fora do hobby.

O D&D foi lançado em 1974, e nessas décadas, como todo produto, teve campanhas publicitárias voltadas para ele. Claro que nesses quase 40 anos o D&D mudou muito, como público-alvo e sistema, mas o jogo permaneceu o mesmo: reunir amigos para jogar de contar histórias e interpretar personagens.

Como uma forma de curiosidade, já que não teve nenhuma propaganda de D&D aqui no Brasil, reuno para vocês uma pequena lista de propagandas para a TV do famoso RPG.

Infelizmente, todos os vídeos estão em inglês. Mas fica a dica para aquela galera legal do Youtube que gosta de legendar vídeos…

Propagandas de DnD

Propagandas de DnD antigas (1980/90)

Nessa propaganda, mostra a antiga Caixa Básica do Dungeons and Dragons, ainda na sua primeira edição, publicada pela TSR.

Em 1983, a TSR lançou uma nova edição de D&D, que compreendia caixas com vários níveis de personagem. Abaixo temos a Caixa Básica Vermelha (Red Box), que compreendia do 1ª ao 3ª nível de personagens.

O interessante desse comecial é que mostra outros produtos da TSR, como os RPGs: o Marvel Superheroes e o Indiana Jones.

Já nesse comercial, ainda da déc. de 1980, é mostrado o jogo de ação para o Intellevision, um console da primeira geração de videogames.

Estava começando a ser moldado os RPGs de videogame.

Nessa propaganda, a Hasbro já dava a intenção de investir futuramente em D&D. Pegando gancho na franquia, ela lança um boardgame inspirado em D&D.

Outra propaganda da Caixa Vermelha, agora mostrando as imagens e um toque mais Heavy Metal. O estilo de música e o D&D andaram juntos por anos, mas aí é papo para outro artigo…

Com a divisão de Dungeons and Dragons (voltado para crianças e pré-adolescentes) e o Advanced Dungeons and Dragons (voltado mais para adolescentes e adultos), a franquia começou a lançar brinquedos para instigar os jogadores mais novos a continuarem consumindo os produtos.

Um desses produtos era os actions figures, como vemos o comercial abaixo.

Propagandas de DnD recentes (2000/10)

Após a era 3ª edição, e com a reformulação da linha editorial da franquia, principalmente com a Hasbro (detentora da Wizards of The Coast) pressionando para um “produto mais comercial”.

Com isso, temos o lançamento da 4ª edição. Lembram desse comercial abaixo?

Aqui temos mais uma propaganda da 4ª edição. Essa é bem icônica, principalmente para a venda de miniaturas.

Claro que a onda da 4ª edição não agradou jogadores veteranos, e a tentativa de fazer um D&D matemático com regras beirando à perfeição falhou.

A Wizards teve que se reformular para reconquistar seus jogadores antigos e novos. Aí entra a iniciativa D&D Next:

Com o lançamento da 5ª edição, o mundo voltava a respirar Dungeons and Dragons. Rapidamente, em épocas de podcasts e videocasts, logo o D&D começava a virar pop.

Esse é um dos últimos comerciais lançados, para a plataforma virtual do D&D Beyond.

E aí? O que acharam? Ainda deve ter algum comercial perdido pela internet. Vamos continuar procurando.

E se você achar algum, não deixe de nos comunicar. Use nossas redes sociais ou os comentários para falar.

E rolem dados!

Noble Knight Games

Acessórios (12) Adaptação (26) Apresentações (15) Blog Antigo (19) Board Games (5) Cinema (8) Contos (10) Downloads (11) Dungeons and Dragons (77) Evento (4) Internerd (13) Jogo Eletrônico (5) Mesa dos Insones (51) Notícias (49) Pensamentos (28) Role-Playing Games (77) Storyteller (6) Teoria (25) Vídeo (6) World of Darkness (6)

Meta