DUNGEONS AND DRAGONSAproveite as ofertas de DnD traduzido na Amazon Brasil!

O que é RAW RAI RAF?

Conheça três termos bem debatidos entre os jogadores de RPG: RAW RAI RAF.

O que é RAW, RAI e RAF?

Saudações, aventureirxs!

Se você é frequentador de fóruns de RPG, ou está começando a frequentar agora já que está aprendendo o que é RPG, deve ter pego alguns debates sobre regras, principalmente quando existem módulos gringos ou recentemente traduzidos, ou ainda, quando um regra está lá, na sua cara, mas você não conseguiu interpretar.

Acredite. Isso pode ser mais comum do que você pensa que não é.

Em jogos de RPG que as regras são bem estruturadas, normalmente a única dúvida não é pela regra em si, mas como ela pode ser interpretada.

Se na nossa “vida real” existem advogados e juízes para interpretas as leis, em jogos como RPG, também existem interpretadores de leis. Aí que entra a dúvida: como interpretar certa regra que pode ser ambígua ou usada de forma errada para o desprazer de jogadores (que não detectaram o combo) ou mestres (que acabam também ficando com dúvida)?

Esse artigo expande o que é RAW explicado no nosso Dicionário de RPG (confira nesse link).

Então vem o termo RAW RAI RAF. Certo. Mas o que eles significam?

RAW RAI RAF

RAW – RULES AS WRITTEN

Quando se lê uma regra, a interpretação básica e sem nenhuma alteração é conhecida como RAW. Se uma regra diz que uma magia afeta um objeto, ela afeta um objeto e pronto. Se ela tem uma circunstância para ser usada, se não tem essa circunstância, ela não é usada. Simples. Sim e Não.

Regras conforme escritas (RAW) são as regras formais de um RPG que são escritas em um livro de regras (ou suplemento) e apresentadas pelos designers do jogo.

RAI – RULES AS INTERPRETED

Quando um grupo de jogadores leem uma regra, fazem suas análise, e chegam a um conclusão interpretativa (textual) e de roleplay, é considerado RAI.

Regras como Interpretadas (RAI) não é uma regra em si de jogos de RPG, mas sim um jeito que o RAW é interpretada. Lembrando que a arte de interpretar uma regra de jogo, faz parte de alguns design de jogos, que jogam uma regra RAW e logo depois deixam aberto para que os mestres e jogadores interpretem, e a transforme em RAI.

RAI pode ser também designado como Rules as Intended, ou regras como são intendidas. É diferente do verdadeiro RAI. Nesse caso, uma regra vira RAI quando, por algum motivo, ela tem algo escrito errado, erros de digitação, mal traduzido, ou deixa a informação conflitante. Acontece muito com livros de RPG que foram traduzidos por pessoas que somente escreveram a sentença e não entenderam o que estavam colocando.

RAF – RULES AS FUN

Também conhecido como Rule of Fun (ROF) ou Golden Rule, a Regra como Diversão ou Regra de Ouro. Jogue as regras para cima. Utilize-as, modifique-as ou ignore-as. O que vale é o que o mestre diz, e o que é divertido. Se uma regra não está divertida, use RAF e acabou.

Enquanto a ROF/RAF parte para uma interpretação do mestre e jogadores a respeito de regras de um jogo, a Regra de Ouro parte para o entendimento que o Mestre tem total domínio sobre o jogo e regras, e tem o poder de modificar tudo. Claro que isso é meio óbvio, dado o papel do mestre no jogo, mas as vezes o óbvio precisa ser dito e escrito.

Sou obrigado a seguir RAW RAI RAF?

RPG é um jogo, e como qualquer outro jogo, possui regras. Mas diferente de outros jogos, ele não é competitivo, mas cooperativo. Os jogadores estão reunidos para interpretar, atiçar a emoção e imaginação dentre eles, e principalmente, se divertirem.

Se uma regra RAW está atrapalhando essa diversão, então ela não foi bem interpretada ou simplesmente não serve para seu jogo. Você deve extirpá-la do seu jogo? Você decide.

Você pode transformar a regra em RAI, deixar ela RAF, ou ignorá-la e criar uma houserule, uma regra caseira que modifica ou substitui tal regra. É permitido? Claro! O jogo é seu!

A única coisa que você é obrigado, como mestre, a fazer é comunicar sua mesa que está fazendo tal modificação. E se você descobriu uma regra que caia nessa RAW RAI RAF, sua obrigação como jogador é perguntar ao mestre qual a interpretação dele para essa regra.

Lembre-se que o mestre de jogo é a autoridade máxima na mesa. Ele é que diz o que acontece no jogo, tanto dentro do jogo como nos bastidores. E é ele que determina que tal regra é RAW, RAI e RAF. Mantenha um canal sempre aberto para seu mestre de jogo. Ele sabe o que está fazendo.

E sobre tirar dúvidas em fóruns, redes sociais e outros canais, esclareça: “eu quero saber sobre tal regra como RAW”. Fazendo isso, você poupa seu tempo com desinformação (e existe muito) e aprende o jogo de forma crua. De forma RAW. Se você vai transformar o cru em RAI ou RAF, aí é com você.

E rolem dados!

Best Selling RPGs - Available Now @ DriveThruRPG.com Create Your Own Eberron D&D Adventures @ Dungeon Masters Guild
Tags: