Maestria em Armas no One D&D

Maestria em Armas

Com a vinda da nova versão (ou edição) de Dungeons and Dragons, conheça a nova habilidade disponível que adicionará poderes às armas: maestria em armas.

Maestria de Armas

Saudações, aventureiros!

Para quem está acompanhando os Unearthed Arcana (UA) disponibilizados no DnD Beyond, já temos alguns testes e spoilers do que será o One D&D, a nova versão (ou edição) do Dungeons and Dragons, que está prevista para ser lançada em maio de 2024, como avisamos no nosso Instagram.

Uma coisa que me chamou bastante atenção foi que as armas, que já possuíam propriedades, agora nas mãos de um personagem treinado, ganham uma propriedade adicional excepcional em combate. Agora, um adaga na mão de um Ladino ou Guerreiro é muito diferente do que na mão de um mago ou druida, por exemplo. Essa habilidade será conhecida como Maestria em Armas.

Esse tipo de mecânica já foi utilizada anteriormente, e data ainda da 1º edição do D&D. No Rules Cyclopedia, as armas masterizadas ganhavam vantagens similares conforme o portador avançava de nível. Já na 5ª edição revisada, a coisa será um pouco diferente.

Então, no artigo de hoje, deixo com vocês a tradução (não-oficial) das maestrias (mastery) em armas que já saiu no UA, com a lista de armas que as possuem. Esse artigo pode servir de referência para quem quiser já utilizar em seu jogo, independente das regras que já estão sendo testadas da nova versão de DnD.

Maestria em Armas no One D&D

Maestria em Armas – Lista

Cada arma agora possui uma propriedade de Maestria. Essa propriedade só pode ser usada por um personagem que possua um recurso, como Maestria em Arma, que desbloqueia a propriedade para o personagem.

Aqui estão as descrições de cada propriedade de Maestria. As propriedades são fornecidas em ordem alfabética.

Se um recurso do jogo permitir que você substitua a propriedade Maestria de uma arma por outra, essa arma deverá atender a qualquer pré-requisito especificado para a nova propriedade.

Abrandar (SLOW)

Pré-requisito: Nenhum. Exemplos: Porreta (Club), Besta Leve (Light Crossbow), Azagaia (Javelin), Arco Longo (Longbow), Mosquete (Musket), Atiradeira (Sling), Chicote (Whip).

Se você acertar uma criatura com esta arma e causar dano à criatura, você pode reduzir sua Velocidade em 3 metros até o início do seu próximo turno. Se você acertar a criatura mais de uma vez com esta propriedade, a redução de Velocidade não excede 3 metros.

Arranhar (GRAZE)

Pré-requisito: arma Corpo a Corpo, propriedade Pesada. Exemplos: Espada Larga (Glaive), Espada de Duas Mãos (Greatsword).

Se sua jogada de ataque com esta arma errar uma criatura, você pode causar dano àquela criatura igual ao modificador de habilidade que você usou para fazer a jogada de ataque. Este dano é do mesmo tipo causado pela arma, e o dano não pode ser aumentado de forma alguma, a não ser aumentando o modificador de habilidade.

Derrubar (TOPPLE)

Pré-requisito: propriedades Pesada, Alcance ou Versátil. Exemplos: Machado de Batalha (Battleaxe), Lança de Cavalaria (Lance), Malho (Maul), Tridente (Trident).

Se você acertar uma criatura com esta arma, você pode forçar a criatura a fazer um teste de resistência de Constituição com uma CD igual a 8 + seu Bônus de Proficiência + o modificador de habilidade que você usou para fazer a jogada de ataque. Se falhar na resistência, a criatura fica com a condição Caído.

Empurrar (PUSH)

Pré-requisito: propriedades Pesada, Duas Mãos ou Versátil. Exemplos: Besta Pesada (Heavy Crossbow), Clava de Duas Mãos (Greatclub), Pique (Pike)

Se você acertar uma criatura com esta arma, você pode empurrar a criatura até 3 metros de distância de você horizontalmente se ela não for mais do que uma categoria de Tamanho maior que você.

Enfadar (VEX)

Pré-requisito: Munição, Finesse ou Propriedade Leve. Zarabatana (Blowgun), Besta de Mão (Hand Crossbow), Dardo (Dart), Machado de mão (Handaxe), Pistola (Pistol), Rapieira (Rapier), Arco Curto (Shortbow), Espada Curta (Shortsword).

Se você acertar uma criatura com esta arma e causar dano à criatura, você terá Vantagem em sua próxima jogada de ataque contra aquela criatura antes do final do seu próximo turno.

Entalhar (NICK)

Pré-requisito: propriedade Leve. Exemplos: Adaga (Dagger), Martelo de Arremesso (Light Hammer), Cimitarra (Scimitar), Foice (Sickle).

Quando você faz o ataque extra da propriedade Leve*, você pode fazê-lo como parte da ação de Ataque, em vez de uma Ação Bônus. Você ainda pode fazer esse ataque extra apenas uma vez por turno.

*Em um artigo futuro, abordaremos o que foi alterado nas propriedades das armas.

Esgotar (SAP)

Pré-requisito: Nenhuma outra propriedade. Exemplos: Mangual (Flail), Maça (Mace), Maça-estrela (Morningstar).

Se você acertar uma criatura com esta arma, aquela criatura terá Desvantagem em sua próxima jogada de ataque antes do início do seu próximo turno.

Flexível (FLEX)

Pré-requisito: propriedade Versátil. Exemplos: Espada Longa (Longsword), Cajado (Quarterstaff), Lança Leve (Spear), Picareta de Batalha (War Pick), Martelo de Batalha (Warhammer).

Quando você acerta um ataque corpo a corpo usando esta arma, você causa seu dano versátil mesmo se a estiver empunhando com uma mão.

Trespassar (CLEAVER)

Pré-requisito: arma Corpo a Corpo, propriedade Pesada. Exemplos: Machado Grande (Greataxe), Alabarda (Halberd).

Se você acertar uma criatura com um ataque corpo a corpo usando esta arma, você pode fazer uma nova jogada de ataque com esta arma contra uma segunda criatura a até 1,5 metro da primeira que também esteja ao seu alcance. Se acertar, a segunda criatura sofre o dano da arma, mas não adiciona seu modificador de habilidade a esse dano, a menos que esse modificador seja negativo.

Você pode fazer esse ataque extra apenas uma vez por turno.

Considerações

Na mesa dos #cavaleirosinsones iremos aplicar as regras em teste na mesa na próxima temporada, que iniciaremos no final de janeiro de 2024. Eu como mestre gostei muito do como será atualizado algumas expressões de mesa para que fique sem dúvidas nas horas de consultas, e como jogador, ansioso para ver como essa mecânica – não tão nova assim – se sairá na prática.

Lembrando que esse artigo foi uma tradução de fã de um dos UA presentes no D&D Beyond. Todos os direitos reservados. E também que não é ainda uma tradução oficial ou publicação do próximo livro, já que ainda não saberemos como ficará a regra realmente. Então, que venha maio para ter em mãos o livro!

E rolem dados!

Noble Knight Games

Acessórios (12) Adaptação (26) Apresentações (15) Blog Antigo (19) Board Games (5) Cinema (8) Contos (10) Downloads (11) Dungeons and Dragons (77) Evento (4) Internerd (13) Jogo Eletrônico (5) Mesa dos Insones (51) Notícias (49) Pensamentos (28) Role-Playing Games (77) Storyteller (6) Teoria (25) Vídeo (6) World of Darkness (6)

Meta