Resenha sobre o livro Dados e Homens, e motivos para ter esse livro obrigatório para entusiastas de Dungeons and Dragons.
Dados e Homens
Saudações, aventureirxs!
Bem-vindos à primeira postagem de 2022. Depois de um hiato de publicações no blog, voltamos à ativa, e com esperanças que esse ano de 2022 seja melhor do que o de 2021.
Terminei recentemente um livro que, ao meu ver, deveria estar na coleção de qualquer jogador de RPG em geral. Ele não é um livro de romance, muito menos um suplemento ou um livro básico, mas sim um documentário sobre o Dungeons and Dragons. Uma viagem na história do RPG ao mesmo tempo que o autor coloca nas linhas suas próprias experiências com o jogo.
Dados e Homens (Of Dice and Men, 2013) é uma história sobre a descoberta do D&D, na infância, na adolescência, e na idade adulta. Uma gostosa e nostálgica viagem na mente do autor, David M. Ewalt, e os diversos personagens reais que passaram na vida dele.
O que é “Dados e Homens”?
Se você está pensando que é um livro documental chato e enfadonho, então já está redondamente enganado. Ewalt começa logo dizendo que o livro está em RPGezês, ou seja, ele é cheio de referências para quem joga D&D, desde rodapés com explicações sobre citações de monstros e regras, como um capítulo recheado de referências e notas.
O livro narra a história de como Ewalt conheceu o RPG, teve que abandoná-lo por causa das coisas da vida, como faculdade e casamento, e como redescobriu o hobby ao escrever o livro. Os capítulos, recheados de simbologias históricas, narram essa linha do tempo ao mesmo tempo que joga o leitor paralelamente em uma história de RPG que ele joga, na produção e procura de cada item para preencher o livro, e como ele, depois de décadas somente jogando, quer se aventurar na arte de mestrar.
Para você que é um jogador de RPG experiente, e ao mesmo tempo já é um adulto em sua faixa etária entre 30-40 anos, você vai se identificar e muito com a “jornada do herói” do Ewalt. Eu mesmo me identifiquei com as muitas passagens presentes no livro.
Já você, que é mais jovem, ou começou há pouco no D&D ou no RPG em si, também irá se identificar no livro. Ewalt narra sua experiência antiga e recente como a redescoberta do jogo, da comunidade RPGística, e de ícones ainda vivos do RPG.
Em sua análise documental, ele desvenda histórias e mitos em torno da criação do próprio RPG, do D&D (e vários outros RPGs), da criação da TSR, e da descoberta que o hobby pode sim ser um negócio lucrativo (se estiver em boas mãos). Em tom de folhetim, ele descreve a vida dos criadores do D&D, suas desavenças, e como o hobby foi de “coisa de nerd” para “diversão mainstream”.
Ewalt também descreve como foi o processo criativo, desavenças e ambições editoriais (e mais), e como algo tão simples alcançou a casa dos milhões de dólares, como tudo caiu e se reergueu.
Dados e Homens é aquele livro que você reluta em terminar, pois depois que você lê o último parágrafo, você se sente órfão da história. Mas sabe que a história não acabou e está em plenas vistas. Basta apenas uma pesquisa na internet, uma leitura do prefácio de algum módulo básico, ou um clique em algum site grognard que ainda exista.
O interessante do livro é que, em várias ocasiões, ele reforça que não existe uma forma, ou formula, para se jogar certo. Até os criadores tinham formas diferentes de jogar. Por que procurar uma forma certa se a sua forma já é?
O livro é recheado de dicas, nenhuma voltada a regras, mas sim à diversão. Nas páginas, você encontra inspiração para criar aventuras, mas antes que você corra pensando que é um livro voltado a isso, não, ele não é.
Dados e Homens é um documento vivo da história do Dungeons and Dragons, mas não necessariamente só do jogo, mas sim dos jogadores. Um jogo que começou na década de 1970, e há quase 50 anos, inspira e reúne jogadores de várias faixas etárias, poderes aquisitivos, etnias, nações, em horas de entretenimento imaginativo e de companheirismo. Onde estranhos podem se sentar à mesa no início do jogo, e no final, se levantarem como amigos.
Onde adquirir Dados e Homens
Dados e Homens foi publicado aqui no Brasil em 2016 pela Editora Record, Foi traduzido por Rodrigo Salem, e tem um texto de apresentação feito por nossa lenda de literatura fantástica, Eduardo Spohr.
Você pode adquirir o livro (ou kindle) baratinho na Amazon brasileira. Se desejar, utilize nosso link e ajude o site: https://amzn.to/3Kt7Bm7
Não deixem de ter esse livro em sua prateleira. Ele é leitura obrigatória para qualquer um que se diz fã de Dungeons and Dragons.
E rolem dados!