Dados e Homens – Resenha

dados e homens

Resenha sobre o livro Dados e Homens, e motivos para ter esse livro obrigatório para entusiastas de Dungeons and Dragons.

Dados e Homens

Saudações, aventureirxs!

Bem-vindos à primeira postagem de 2022. Depois de um hiato de publicações no blog, voltamos à ativa, e com esperanças que esse ano de 2022 seja melhor do que o de 2021.

Terminei recentemente um livro que, ao meu ver, deveria estar na coleção de qualquer jogador de RPG em geral. Ele não é um livro de romance, muito menos um suplemento ou um livro básico, mas sim um documentário sobre o Dungeons and Dragons. Uma viagem na história do RPG ao mesmo tempo que o autor coloca nas linhas suas próprias experiências com o jogo.

Dados e Homens (Of Dice and Men, 2013) é uma história sobre a descoberta do D&D, na infância, na adolescência, e na idade adulta. Uma gostosa e nostálgica viagem na mente do autor, David M. Ewalt, e os diversos personagens reais que passaram na vida dele.

Dados e Homens
Minha cópia de Dados e Homens

O que é “Dados e Homens”?

Se você está pensando que é um livro documental chato e enfadonho, então já está redondamente enganado. Ewalt começa logo dizendo que o livro está em RPGezês, ou seja, ele é cheio de referências para quem joga D&D, desde rodapés com explicações sobre citações de monstros e regras, como um capítulo recheado de referências e notas.

O livro narra a história de como Ewalt conheceu o RPG, teve que abandoná-lo por causa das coisas da vida, como faculdade e casamento, e como redescobriu o hobby ao escrever o livro. Os capítulos, recheados de simbologias históricas, narram essa linha do tempo ao mesmo tempo que joga o leitor paralelamente em uma história de RPG que ele joga, na produção e procura de cada item para preencher o livro, e como ele, depois de décadas somente jogando, quer se aventurar na arte de mestrar.

Para você que é um jogador de RPG experiente, e ao mesmo tempo já é um adulto em sua faixa etária entre 30-40 anos, você vai se identificar e muito com a “jornada do herói” do Ewalt. Eu mesmo me identifiquei com as muitas passagens presentes no livro.

Já você, que é mais jovem, ou começou há pouco no D&D ou no RPG em si, também irá se identificar no livro. Ewalt narra sua experiência antiga e recente como a redescoberta do jogo, da comunidade RPGística, e de ícones ainda vivos do RPG.

Em sua análise documental, ele desvenda histórias e mitos em torno da criação do próprio RPG, do D&D (e vários outros RPGs), da criação da TSR, e da descoberta que o hobby pode sim ser um negócio lucrativo (se estiver em boas mãos). Em tom de folhetim, ele descreve a vida dos criadores do D&D, suas desavenças, e como o hobby foi de “coisa de nerd” para “diversão mainstream”.

Ewalt também descreve como foi o processo criativo, desavenças e ambições editoriais (e mais), e como algo tão simples alcançou a casa dos milhões de dólares, como tudo caiu e se reergueu.

Dados e Homens é aquele livro que você reluta em terminar, pois depois que você lê o último parágrafo, você se sente órfão da história. Mas sabe que a história não acabou e está em plenas vistas. Basta apenas uma pesquisa na internet, uma leitura do prefácio de algum módulo básico, ou um clique em algum site grognard que ainda exista.

O interessante do livro é que, em várias ocasiões, ele reforça que não existe uma forma, ou formula, para se jogar certo. Até os criadores tinham formas diferentes de jogar. Por que procurar uma forma certa se a sua forma já é?

O livro é recheado de dicas, nenhuma voltada a regras, mas sim à diversão. Nas páginas, você encontra inspiração para criar aventuras, mas antes que você corra pensando que é um livro voltado a isso, não, ele não é.

Dados e Homens é um documento vivo da história do Dungeons and Dragons, mas não necessariamente só do jogo, mas sim dos jogadores. Um jogo que começou na década de 1970, e há quase 50 anos, inspira e reúne jogadores de várias faixas etárias, poderes aquisitivos, etnias, nações, em horas de entretenimento imaginativo e de companheirismo. Onde estranhos podem se sentar à mesa no início do jogo, e no final, se levantarem como amigos.

Onde adquirir Dados e Homens

Dados e Homens foi publicado aqui no Brasil em 2016 pela Editora Record, Foi traduzido por Rodrigo Salem, e tem um texto de apresentação feito por nossa lenda de literatura fantástica, Eduardo Spohr.

Você pode adquirir o livro (ou kindle) baratinho na Amazon brasileira. Se desejar, utilize nosso link e ajude o site: https://amzn.to/3Kt7Bm7

Não deixem de ter esse livro em sua prateleira. Ele é leitura obrigatória para qualquer um que se diz fã de Dungeons and Dragons.

E rolem dados!

Noble Knight Games

Acessórios (12) Adaptação (26) Apresentações (15) Blog Antigo (19) Board Games (5) Cinema (8) Contos (10) Downloads (11) Dungeons and Dragons (77) Evento (4) Internerd (13) Jogo Eletrônico (5) Mesa dos Insones (51) Notícias (49) Pensamentos (28) Role-Playing Games (77) Storyteller (6) Teoria (25) Vídeo (6) World of Darkness (6)

Meta