Criando Personagens em Mystara – parte 1

Personagens em Mystara

Aprenda a criar Personagens em Mystara com esse passo-a-passo didático e adaptado para a 5ª edição de Dungeons and Dragons.

Criando Personagens em Mystara

Saudações, aventureirxs!

No artigo no qual os #CavaleirosInsones apresentam a adaptação de Mystara para a 5ª edição, que você pode conferir nesse link, deixamos links para download do livro feito por fãs do cenário famoso na década de 1980-90, mas que desde 1996 não teve mais atenção da TSR (que foi comprada pela Wizards) e nem outra editora.

Nesse novo artigo, vamos nos aprofundar na criação de personagens no cenário, e fazendo um caminho que infelizmente não foi traçado pelo livro em si, que contém muito material, mas especificamente para quem já conhecia o cenário e tem um conhecimento prévio de construção de personagens.

No livro, tem muito material, e nesse artigo, vamos compilar e deixar de tudo organizado para que você não tenha dificuldades. Citaremos páginas do Livro do Jogador de D&D (que terá a sigla PHB pois usarei o livro em inglês) e do Livro do Jogador de Mystara (que terá a sigla MPG).

Utilizem também o capítulo de Criação de Personagens do Livro do Jogador como base, e para demais informações, o que estiver no Livro do Jogador de Mystara, que tem adições e substituições.

Nessa primeira parte, iremos aborda as raças de Mystara. Nos próximos artigos, falaremos de classes, antecedentes, ambientação e demais características na criação de personagens em Mystara.

Raças de Mystara – Créditos Mystara Player’s Guide

Personagens em Mystara – Sub-raças

Ao contrário de outros cenários, Mystara é uma terra de poucas raças humanóides jogáveis. Muito das raças são atribuídas à antagonistas. Leve em consideração o que constam no PHB sobre as raças abaixo, fazendo somente as adições ou substituições presentes aqui. A informação abaixo foi traduzida e adaptada do MPG pág. 86.

Anões

Em Mystara existem dois tipos de Anões: os Rockborn e os Modrigswerg. Não existem os Anões da Colina, Anões da Montanha e Duergares.

Os Rockborns são divididos entre os que vivem no subterrâneo de Rockhome, e os que vivem na superfície nas diversas cidades humanas. São a principal e mais conhecida raça de anões. Eles possuem uma resistência mágica fenomenal, que também impõe uma restrição deles não conseguirem seguir nenhuma classe que use magia arcana.

Já os segundos vivem no alto das montanhas das Terras do Norte (Northlands). Por causa de uma maldição antiga, os Modrigswergs não conseguem descer as montanhas, e quando o fazem, eles começam a adoecer e morrem, por isso são conhecidos também como Anões Podres (Rot Dwarves). Essa raça não é jogável.

Para jogar com os Rockborns, basta conferir no MPG pág. 86.

Elfos

Os elfos de Mystara são bastante diversos, e são originários de diversos lugares diferentes e exóticos. Possuem reinos próprios, e vários assentamentos espalhados pelo mundo. Não existem os Drows como em outros cenários, e as raças presentes no PHB, como os Elfos Silvestres (Wood Elves) e os Alto Elfos (High Elves) possuem nomes diferentes. E ainda, os elfos de Mystara não possuem o Transe (Trance).

Os Elfos de Belcadiz são localizados quase exclusivamente em Glantri, e são conhecidos pela suas paixões avassaladoras e vestimentas extravagantes. Sua pele é mais escura do que a dos outros elfos e quase sempre possuem cabelos negros, mas exemplares de cabelos ruivos ou castanhos também são encontrados. Eles usam as características dos Alto Elfos, com alguns ajustes no treinamento élfico de armas.

Os Elfos das Sombras vivem no subterrâneo, aguardando quando sua espécie subirá para a superfície. Separados dos demais primos élficos, vivem além da Grande Tempestade de Fogo (Great Rain of Fire) no Mundo Oco (Hollow World). São pálidos, com cabelos claros. Suas orelhas são as maiores e mais pontudas dos elfos. Extremamente religiosos e desbravadores. Possuem características próprias.

Os Elfos Silvestres são compostos pelos elfos de Alfheim, os callarii de Karameikos, os erewan de Glantri, os elfos das árvores de Minrothad, e os shiye de Alphatia. Eles usam as estatísticas dos Elfos Silvestres (Wood Elves) do PHB.

Os Elfos de Vyalia são encontrados em Thyatis e Karameikos. Possuem uma característica peculiar de sumirem na floresta sem deixar rastros. São especialistas em terreno selvagem e são conhecidos por serem reclusos.

Os Elfos das Águas são uma tribo nativa das Guildas de Minrothad. Possuem um apurado senso de direção, graças aos vários anos vivendo no mar, local que passam mais tempo do que em terra. Eles possuem traços similares aos seus primos Silvestres e das Sombras, mas a similaridade é puramente coincidência. Diferente destes, possuem características distintas.

Para jogar com os Elfos, basta conferir no MPG pág. 86 e 87.

Gnomos

Os gnomos de Mystara são a única raça que não possuem uma terra natal. Eles possuíram anteriormente seu reino nas montanhas de Vestland no extremo norte, mas o reino foi perdido há séculos atrás para os kobolds. Eles ainda possuem uma cidade gigante voadora conhecida como Serraine, mas sua maioria massiva mora em acampamentos espalhados nos reinos humanos e anão.

Os Gnomos das Colinas utilizam as estatísticas do Gnomo dos Bosques (Forest Gnome) do PHB.

Os Gnomos dos Céus utilizam as estatísticas do Gnomo das Rochas (Rock Gnome) do PHB.

Os Gnomos são encontrados no MPG pág. 87.

Halflins

Os halflins são conhecidos como Hin de Mystara. São criaturas que possuem fortes laços familiares e são muito orgulhosos disso. São originários dos Cinco Condados (Five Shires), mas são presente nas maiorias das cidades de Minrothad. São conhecidos pela sua furtividade, adquirida por anos de perseguição e ataques no passado.

Os Hin são únicos, não possuindo em Mystara outras espécies de halflins. Suas estatísticas se encontram no MPG pág. 87.

Humanos

Os humanos utilizam as mesmas regras presentes no PHB, exceto as etnias que são totalmente diferentes. As etnias presentes no MPG englobam todas as nações conhecidas de Mystara.

As etnias humanas estão presentes no MPG pág. 87 e 88.

Raças Mistas

Em Mystara, não existem raças mistas, como meio-orcs e meio-elfos. Quando um casal de raças diferentes possuem um filho ou filha, a criança nasce com as características do pai ou da mãe.

Demais raças do PHB

Não existem exemplares nativos em Mystara de tiferinos (tieflings), genasis, aasimars ou draconato (dragonborn). Em campanhas com portais para outros cenários pode existir a possibilidade de alguma raça exótica aparecer, mas fica ao critério do DM/Mestre.

Personagens em Mystara – Novas Raças

As raças a seguir foram adaptadas do Mystara Monstrous Compendium e da Dragon Magazine, e catalogadas no MPG pág. 89 a 94.

Lupin

Um povo feroz e nômade, os nobres lupins viajam pela selva em bandos familiares seguindo os rebanhos que eles caçam. Um povo amigável, os Lupins se dão bem com os humanos e semi-humanos, embora a raça canina prefira espaços abertos do que cidades populosas. Lupins são inimigos naturais dos lobisomens, caçando-os sem piedade quando encontrados. Possuem as seguintes sub-raças:

Os Lupins de Briga (Bull Lupins) são os mais durões dos Lupins, e são conhecidos por sua força e coragem. O o Bull Lupin é considerado o melhor guerreiro da raça, procurando encrenca quando a matilha chega a um novo terreno de caça.

Os Lupins de Guarda (Hound Lupins) são os batedores, responsáveis por caçar animais e encontrar novos locais para caçar. Seu olfato é lendário e são temidos por sua tenacidade quando detectam um inimigo.

E os Lupins de Caça (Hunter Lupins) são os mais numerosos, são menores do que os outros lupins, mas compensam por serem muito mais ágeis. Montadores de lobos habilidosos, conhecidos por suas habilidades no arco e flecha, formam a maioria dos batedores lupins na caça.

Os lupins estão detalhados no MPG pág. 89 e 90.

Phanaton

Originário de terras distantes e exóticas, os phanatons são pequenos mamíferos conhecidos por sua habilidade de planar no ar e suas caudas preênseis. Phanatons são raros no continente, mas podem ser trazidos como escravos ou arrumados em navios mercantes.

Phanatons possuem um forte senso de aventura e são naturalmente curiosos. Embora normalmente tímidos, existem alguns que se apaixonam pelas cidades e têm que ver por si próprios os mistérios que aí se encontram. Alguns dos phanatons mais obstinados viajam pelo mundo em busca de aventura.

Os phanatons estão detalhados no MPG pág. 90 e 91.

Rakasta

Personagens em Mystara
Créditos Mystara Player’s Guide

Rakastas são uma raça de humanoides felinos e nômades encontrados na Ilha do Pavor (Isle of Dread) e em outras partes do Mundo Conhecido. Eles são uma raça guerreira, orgulhando-se de suas habilidades marciais. Eles também são conhecidos por sua natureza artística, com sua cerâmica e arte sendo bastante colecionáveis entre os nobres de vários reinos humanos.

A maioria dos rakasta viaja em grupos familiares, sempre em busca de novas presas. Exceto os grandes rakastas, todos eles valorizam muito suas famílias. Eles são apreciados como parceiros comerciais entre os príncipes comerciantes de Darokin e Minrothad. Possuem as seguintes sub-raças:

Os Rakastas Domésticos (Domestic Rakastas) desistiram de viver na selva pelo conforto da vida urbana, e não é incomum encontrá-los nas grandes cidades. Embora tenham perdido algumas das selvagerias de seus parentes, eles são conhecidos por sua sorte quase sobrenatural.

Os Grandes Rakastas (Greater Rakastas) são os maiores entre os rakasta. São brutos, desajeitados e solitários. Ao contrário de outros rakastas, os grandes rakasta preferem viver sozinhos, caçando suas próprias presas. Eles tendem a ser irritáveis e desconfiar de estranhos. Eles podem ser encontrados em qualquer selva, geralmente como caçadores ou guardiões.

E os Rakastas Selvagens (Wild Rakastas) são os mais comuns. São encontrado em bandos em áreas isoladas ou em espaços abertos. Conhecidos por sua habilidade de pular grandes distâncias, eles surpreendem seus inimigos ao se aproximarem mais rápido do que o esperado.

Os rakastas estão detalhados no MPG pág. 91 e 92.

Personagens em Mystara
Créditos Mystara Player’s Guide

Shide

Em épocas passadas, existiam dois grupos de imortais. Um se tornou os Imortais venerado pelos clérigos. O outro se tornaram os Fey, com suas magias não devendo lealdade aos outros Imortais. Sidhe são as criaturas fey mais humanas, uma raça separada de Imortais de Mystara. Os sidhe são criaturas altamente mágicas conhecidas por sua curiosidade pelas raças mortais.

Eles possuem, à primeira vista, um misto de humano e elfo. São estrangeiros no Mundo Conhecido, e não possuem ambições mundanas, exceto o ávido desejo de procurar aventuras e experiências. São originário de um lugar chamado Reino Bom (Good Kingdom), em um plano de existência a parte, onde o tempo é diferente de Mystara.

Shide são detalhados no MPG pág. 92 e 93.

Tortle

Tortles são uma raça calma e estoica, satisfeita em viver em suas aldeias pesqueiras e costeiras. Com uma armadura natural pesada e nada de valor real, a maioria das outras raças se contentam em deixá-los em paz.

Tortles são encontrados quase exclusivamente nas costas do continente e nas ilhas do Mar do Terror (Sea of Dread). Eles constroem vilas de pescadores onde também podem manter suas fazendas. Eles não constroem fortificações, dado a sua armadura natural. Eles tendem a ter relações pacíficas com seus vizinhos. Por causa de seu estilo de vida austero, eles têm pouca riqueza real e suas defesas naturais geralmente dissuadem qualquer invasor.

Tortles são detalhados no MPG pág. 93 e 94.

Considerações

Dependendo de onde sua campanha começar, algumas raças não estarão disponível facilmente. Não teria lógica uma campanha em alto mar com um personagem rakatsa que abomina água, enquanto em um grupo teriam humanos de etnias diferentes e em guerra (como os alphatianos e os thyatianos). Mas claro, tudo fica ao critério do mestre.

Em minha futura campanha dos #CavaleirosInsones, os artigos servirão de ajuda na criação dos personagens pelos jogadores que não querem se aventurar nas 224 páginas do Mystara Player’s Guide, e até para mim como referência rápida de onde estão os dados dos personagens.

Nos encontramos no próximo artigo.

E rolem dados.

Noble Knight Games

Acessórios (12) Adaptação (32) Apresentações (15) Blog Antigo (19) Board Games (5) Cinema (8) Contos (10) Downloads (11) Dungeons and Dragons (84) Evento (4) Internerd (13) Jogo Eletrônico (5) Mesa dos Insones (58) Notícias (49) Pensamentos (28) Role-Playing Games (84) Storyteller (6) Teoria (25) Vídeo (6) World of Darkness (6)

Meta