Mystara para DnD 5e

Mystara

Venha conhecer a adaptação feita por fãs do nostálgico cenário do AD&D. Mystara para DnD 5e é uma preciosidade old school para a nova geração.

Mystara para DnD 5e

Saudações, aventureirxs!

Se você começou a jogar RPG, mais especificamente Dungeons and Dragons, na década de 1990, deve conhecer o cenário traduzido pela Editora Abril para AD&D, Karameikos. Karameikos é uma nação do continente de Brun, que por sua vez, está no mundo de Mystara.

Infelizmente no Brasil somente foi lançado o Karameikos, que vinha em um formato “revista”, e era comercializado nas bancas de jornal do país. Os demais livros e suplementos para o mundo de Mystara nunca foram traduzidos, e até então, poucos jogadores brasileiros relacionam que o mundo é tão vasto quanto vários outros cenários produzidos pela extinta TSR (comprada posteriormente pela Wizards).

História editorial

Mystara foi publicado para o Basic D&D de 1981 a 1996 (ano que foi lançado aqui no Brasil). Por anos, era o “cenário básico” do D&D. Inúmeras aventuras e publicações da edição “Básica” de D&D ou que tinha o “The Know World” (O Mundo Conhecido), estavam presentes no mundo de Mystara. Esse papel hoje, na 5ª edição, é do Forgotten Realms.

O cenário de Mystara está conectado à outros cenários, como Blackmoor, que seria o passado de cenário, o Hollow World, que é o subterrâneo/mundo do planeta, parecido com a lenda da Terra Oca que temos por aqui, e a Savage Coast, que está no mesmo mundo, mas distante 2.000 milhas do “mundo conhecido”.

Com o advento do módulo avançado do D&D, o AD&D, e a explosão de vários outros cenários, ele foi sendo substituído por outros cenários, e caiu em um ostracismo ainda na TSR, e posteriormente na Wizards. Cenários mais populares, como Forgotten Realms, Ravenloft, Dragonlance, Greyhawk e outros ganharam adaptações oficiais com o passar das edições, mas Mystara caiu no esquecimento.

Pelo menos pelas editoras, e não pelos fãs.

Mystara para DnD 5e
Capa para a 5e

Quem adaptou o Mystara para a 5e?

Fóruns de fãs sempre existiram na internet. Alguns mais movimentado do que outros. E o desejo de adaptar o cenário para as novas edições sempre foram presentes nos fãs antigos. E o pessoal do RPGmp³ acabou reunindo uma galera boa e botando a mão na massa.

Depois de 5 anos, incontáveis horas de playtesting, e um compilado de 224 páginas, Glen Welch lança nesse seu blog a edição final do livro. Todo com arte original, com mapas de Thorfinn Tait (do Thorfmaps), lista de imortais de Marco Delmonte, arte de Rubus (Rubus Art), Mischa Cel Frumos, e uma dezena mais de artistas, e claro, escrito pelo próprio Glen, que compilou diversas informações presente em dezenas de livros lançados na época áurea do cenário, o livro foi divulgado agora em Agosto de 2021, pela licença aberta (OGL v1) e SRD 5.1. E o melhor: totalmente gratuito.

E você que leu até aqui se pergunta: “E tem em português?” A resposta é: não. Infelizmente não.

Como baixar?

Você pode acessar o link do RPGmp³, ou os links diretos aqui embaixo. O autor também deixa um link de doação, para caso você queira contribuir com o trabalho dele. Várias artes, diagramação e demais coisas para o livro são compradas, e Glen tem tirado do próprio bolso (ou de colaboradores) para produzir mais material. Está nos planos dele um Livro do Mestre para Mystara e um Livro de Monstros de Mystara em um futuro não tão distante. Então, é válido ajudar no que pode.

Mystara Player’s Guide é um Conteúdo não oficial para fãs, permitido pela Política de Conteúdo para fãs . Não aprovado / endossado pela Wizards. Porções dos materiais usados ​​são propriedade da Wizards of the Coast. © Wizards of the Coast LLC.

Livros de Karameikos lançados pela editora Abril na déc. de 1990 e o D&D 5e

Considerações

Nessa época de pandemia, no qual a Mesa dos Insones sofreu um grande abalo pois somos tão “old school” que jogar online foi inadmissível, e agora com a vacinação em alta, estou me preparando para juntar alguns heróis corajosos o suficiente para desbravar o mundo de Mystara.

Farei uma mesa presencial com todos os protocolos de segurança possível para jogar nesse cenário tão maravilhoso. Então, espere mais de Mystara nas postagens dos #CavaleirosInsones.

E rolem dados!

Noble Knight Games

Acessórios (12) Adaptação (26) Apresentações (15) Blog Antigo (19) Board Games (5) Cinema (8) Contos (10) Downloads (11) Dungeons and Dragons (77) Evento (4) Internerd (13) Jogo Eletrônico (5) Mesa dos Insones (51) Notícias (49) Pensamentos (28) Role-Playing Games (77) Storyteller (6) Teoria (25) Vídeo (6) World of Darkness (6)

Meta