Venha conhecer a adaptação feita por fãs do nostálgico cenário do AD&D. Mystara para DnD 5e é uma preciosidade old school para a nova geração.
Mystara para DnD 5e
Saudações, aventureirxs!
Se você começou a jogar RPG, mais especificamente Dungeons and Dragons, na década de 1990, deve conhecer o cenário traduzido pela Editora Abril para AD&D, Karameikos. Karameikos é uma nação do continente de Brun, que por sua vez, está no mundo de Mystara.
Infelizmente no Brasil somente foi lançado o Karameikos, que vinha em um formato “revista”, e era comercializado nas bancas de jornal do país. Os demais livros e suplementos para o mundo de Mystara nunca foram traduzidos, e até então, poucos jogadores brasileiros relacionam que o mundo é tão vasto quanto vários outros cenários produzidos pela extinta TSR (comprada posteriormente pela Wizards).
História editorial
Mystara foi publicado para o Basic D&D de 1981 a 1996 (ano que foi lançado aqui no Brasil). Por anos, era o “cenário básico” do D&D. Inúmeras aventuras e publicações da edição “Básica” de D&D ou que tinha o “The Know World” (O Mundo Conhecido), estavam presentes no mundo de Mystara. Esse papel hoje, na 5ª edição, é do Forgotten Realms.
O cenário de Mystara está conectado à outros cenários, como Blackmoor, que seria o passado de cenário, o Hollow World, que é o subterrâneo/mundo do planeta, parecido com a lenda da Terra Oca que temos por aqui, e a Savage Coast, que está no mesmo mundo, mas distante 2.000 milhas do “mundo conhecido”.
Com o advento do módulo avançado do D&D, o AD&D, e a explosão de vários outros cenários, ele foi sendo substituído por outros cenários, e caiu em um ostracismo ainda na TSR, e posteriormente na Wizards. Cenários mais populares, como Forgotten Realms, Ravenloft, Dragonlance, Greyhawk e outros ganharam adaptações oficiais com o passar das edições, mas Mystara caiu no esquecimento.
Pelo menos pelas editoras, e não pelos fãs.

Quem adaptou o Mystara para a 5e?
Fóruns de fãs sempre existiram na internet. Alguns mais movimentado do que outros. E o desejo de adaptar o cenário para as novas edições sempre foram presentes nos fãs antigos. E o pessoal do RPGmp³ acabou reunindo uma galera boa e botando a mão na massa.
Depois de 5 anos, incontáveis horas de playtesting, e um compilado de 224 páginas, Glen Welch lança nesse seu blog a edição final do livro. Todo com arte original, com mapas de Thorfinn Tait (do Thorfmaps), lista de imortais de Marco Delmonte, arte de Rubus (Rubus Art), Mischa Cel Frumos, e uma dezena mais de artistas, e claro, escrito pelo próprio Glen, que compilou diversas informações presente em dezenas de livros lançados na época áurea do cenário, o livro foi divulgado agora em Agosto de 2021, pela licença aberta (OGL v1) e SRD 5.1. E o melhor: totalmente gratuito.
E você que leu até aqui se pergunta: “E tem em português?” A resposta é: não. Infelizmente não.
Como baixar?
Você pode acessar o link do RPGmp³, ou os links diretos aqui embaixo. O autor também deixa um link de doação, para caso você queira contribuir com o trabalho dele. Várias artes, diagramação e demais coisas para o livro são compradas, e Glen tem tirado do próprio bolso (ou de colaboradores) para produzir mais material. Está nos planos dele um Livro do Mestre para Mystara e um Livro de Monstros de Mystara em um futuro não tão distante. Então, é válido ajudar no que pode.
- Livro do Jogador de Mystara (em inglês): rpgmp3.com/Mystara_Players_Guide_5e.pdf
- Livro do Jogador (versão para impressão sem capa): rpgmp3.com/Mystara_Players_Guide_5e_POD.pdf
- Capa do Livro do Jogador (para impressão): rpgmp3.com/Mystara_Players_Guide_5e_POD_cover.pdf
- Paypal do RPGmp³ para doações e contribuições: Paypal
Mystara Player’s Guide é um Conteúdo não oficial para fãs, permitido pela Política de Conteúdo para fãs . Não aprovado / endossado pela Wizards. Porções dos materiais usados são propriedade da Wizards of the Coast. © Wizards of the Coast LLC.

Considerações
Nessa época de pandemia, no qual a Mesa dos Insones sofreu um grande abalo pois somos tão “old school” que jogar online foi inadmissível, e agora com a vacinação em alta, estou me preparando para juntar alguns heróis corajosos o suficiente para desbravar o mundo de Mystara.
Farei uma mesa presencial com todos os protocolos de segurança possível para jogar nesse cenário tão maravilhoso. Então, espere mais de Mystara nas postagens dos #CavaleirosInsones.
E rolem dados!