Debatendo D&D é uma série de análises da 5ª edição de Dungeons and Dragons, e comparação com as edições anteriores.

Debatendo D&D – Introdução

Saudações aventureiros!

Desde que foram lançados em 2014, a quinta edição do Dungeons and Dragons revolucionou as mesas de RPG espalhadas pelo mundo, não por causa de suas regras leves e seu sentimento old school, mas por trazer o velho com gosto de novo que todo o RPGista que viveu a guerra das edições sente. Coisas que foram sepultadas nas edições anteriores, mas estão presentes na nova edição, com cara e cor novas, fazem com que essa edição tenha um tempo de vida bem longa, exceto se o pessoal da Hasbro querer ganhar mais com a franquia.

E é com essa premissa que inicio uma série de avaliações sobre o jogo. Diferente de uma simples resenha, quero colocar em xeque algumas “vacas sagradas” que sempre existiram nas edições de Dungeons and Dragons, bem como misturar tudo, e transformar a experiência de jogar em algo universal, alheio a qualquer edição do D&D que você esteja jogando.

Os principais pontos que iremos debater são (cliquem no tópico para acessar o artigo):

  1. Alinhamentos e Antecedentes: Antes e Depois, e como discernir.
  2. Classes e Classes, ou como todas se resumem em 4 classes.
  3. Dinheiro no mundo: tesouros, itens mágicos e estilo de vida.
  4. Combate, ou o que mudou ao rolar o d20?
  5. Magias, evolução ou estagnação?
  6. A arte de interpretar conceitos: posso fazer qualquer coisa?
  7. Premiações: XP ou não-XP, eis a questão.
  8. Mais de 4 décadas de D&D, mudou algo realmente?

Os tópicos terão uma breve abordagem do assunto, um aprofundamento sobre as outras edições, e como elas influenciaram a nova edição, e também trará dicas de como interpretar as novas regras de forma mais leve, que não atrapalhe o roleplay, e também que agrade tanto aos mestres e aos jogadores. A linguagem será clara, e voltada principalmente para os novatos no sistema e no RPG em geral.

Todas as postagens dos tópicos serão feitas nas quartas-feiras todos os tópicos já estão disponíveis e publicados, e convido-os a debater nos comentários ou nos nossos canais no Facebook ou no Twitter.

E rolem dados!