Explicando os Talentos em Dark Sun na 5e conforme novas regras do Dungeons and Dragons 2024.
Talentos em Dark Sun na 5e
Saudações, aventureirxs!
Continuando nossa coletânea de postagens sobre Dark Sun, adaptando o cenário para a nova edição de Dungeons and Dragons, apelidada até o momento como One D&D ou D&D 2024, apresento-lhes os talentos elegíveis para personagens no 1º nível.
Esses talentos foram traduzidos diretamente do Unearthed Arcana, que foram os playtests dos novos livros básicos. Deixei aqui somente algumas pequenas adaptações, como dois talentos novos próprios do cenário: o Alfabetizado e o Poder Psiônico Inato.
Todos esses talentos já tinham sido mencionados nos artigos das Raças e dos Antecedentes. Ele podem ter algumas modificações diferentes do antigo Livro do Jogador (publicado em 2014), então usem esse artigo como diferencial.
Lembrando que todo Antecedente concede um talento, como explicado nesse artigo, e também as raças podem conceder talentos. As raças foram publicadas nos seguintes artigos: primeira parte, segunda parte e terceira parte,
Essa é uma adaptação de fã. Use-a e/ou modifique-a à vontade.
Lista de Talentos em Dark Sun
ALERTA
Talento de 1º nível
Pré-requisito: Nenhum
Repetível: Não
Sempre atento ao perigo, você obtém os seguintes benefícios:
- Proficiência em Iniciativa. Ao jogar Iniciativa, você pode adicionar seu Bônus de Proficiência à rolagem.
- Troca de Iniciativa. Imediatamente após jogar Iniciativa, você pode trocar sua Iniciativa pela Iniciativa de um aliado disposto no mesmo combate. Você não pode fazer essa troca se você ou o aliado estiverem Incapacitados.
ALFABETIZADO
Talento de 1º nível
Pré-requisito: Nenhum
Repetível: Não
Você estudou secretamente com o auxílio de um tutor e sabe ler em sua língua nativa, bem como sabe ler as línguas que conhece. Você também sabe escrever nas línguas que conhece e fala. Esse conhecimento pode ser útil em algumas circunstâncias, mas também pode ser uma maldição caso algum templário saiba que você detêm tal conhecimento sem autorização.
ATACANTE SELVAGEM
Talento de 1º nível
Pré-requisito: Nenhum
Repetível: Não
Você treinou para desferir ataques particularmente prejudiciais. Quando você realiza a Ação de Ataque e atinge um alvo com uma Arma como parte dessa Ação, você pode rolar os dados de dano da Arma duas vezes e usar qualquer uma das jogadas contra o alvo. Você pode usar esse benefício apenas uma vez por turno.
BRIGÃO DE TAVERNA
Talento de 1º nível
Pré-requisito: Nenhum
Repetível: Não
Acostumado a brigar, você ganha os seguintes benefícios:
- Ataque desarmado aprimorado. Quando você acerta com seu Ataque Desarmado e causa dano, você pode causar Dano de Concussão igual a 1d4 + seu modificador de Força, em vez do dano normal de um Ataque Desarmado.
- Rerrolamentos de dano. Sempre que você lançar um dado de dano para seu Ataque Desarmado, você poderá jogar novamente o dado se obtiver 1 e deverá usar a nova jogada.
- Empurrão. Quando você atinge uma criatura com um Ataque Desarmado como parte da Ação de Ataque no seu turno, você pode causar dano ao alvo e também empurrá-lo para 1,5 metro de distância. Você pode usar esse benefício apenas uma vez por turno.
- Móveis como armas. Você pode empunhar móveis como arma, usando as regras de clava para móveis pequenos ou médios e as regras do porrete para móveis minúsculos.
CONSTRUTOR
Talento de 1º nível
Pré-requisito: Nenhum
Repetível: Não
Você é especialista em criar coisas e negociar com comerciantes, o que lhe concede os seguintes benefícios:
- Proficiência em ferramentas. Você ganha Proficiência em Ferramentas com três Ferramentas de Artesão diferentes à sua escolha. Escolha entre: ferramentas de alquimista, ferramentas de calígrafo, ferramentas de carpinteiro, ferramentas de cartógrafo, ferramentas de cervejeiro, ferramentas de cozinheiro, ferramentas de curtidor, ferramentas de entalhador, ferramentas de ferreiro, ferramentas de funileiro, ferramentas de joalheiro, ferramentas de oleiro, ferramentas de pedreiro, ferramentas de pintor, ferramentas de sapateiro, ferramentas de tecelão, ferramentas de vidraceiro.
- Desconto. Sempre que você compra um item não mágico, você recebe um desconto de 20%.
- Criação mais rápida. Quando você cria um item usando uma ferramenta com a qual você possui Proficiência em Ferramentas, o tempo de fabricação necessário é reduzido em 20%.
CURADOR
Talento de 1º nível
Pré-requisito: Nenhum
Repetível: Não
Você tem treinamento e intuição para administrar primeiros socorros e outros cuidados de forma eficaz, garantindo os seguintes benefícios:
- Médico de batalha. Se você tiver um Kit de Curandeiro, você pode gastar um uso dele e cuidar de uma criatura a até 1,5 metro de você como uma Ação. Essa criatura pode gastar um de seus Dados de Vida e você então joga esse dado. A criatura recupera um número de Pontos de Vida igual ao resultado da jogada mais seu bônus de proficiência.
- Novas jogadas de Cura. Sempre que você lançar um dado para determinar o número de Pontos de Vida que você restaura com uma magia ou com o benefício Médico de Batalha deste talento, você pode jogar novamente o dado se obtiver 1 e deverá usar a nova jogada.
INICIADO MÁGICO
Talento de 1º nível
Pré-requisito: Nenhum
Repetível: Sim, mas você deve escolher uma lista de Magia diferente a cada vez
Você aprendeu o básico de uma tradição mágica específica. Escolha uma lista de Magias: Arcana, Divina ou Primal. Você ganha os seguintes benefícios relacionados a essa escolha:
- Truques. Você aprende dois truques à sua escolha na lista de Magias escolhida.
- Magia de 1º nível. Escolha uma magia de 1º nível da lista de feitiços. Você sempre tem aquela magia preparada. Você pode lançá-la uma vez sem gasto de Espaço de Magia e recupera a capacidade de lançá-la dessa forma quando terminar um Descanso Longo. Você também pode lançar a magia usando quaisquer Espaços de Magia que tiver.
Inteligência, Sabedoria ou Carisma é sua habilidade de lançar magias para essas Magias (escolha quando você seleciona este Talento). Consulte o Livro do Jogador para conhecer as regras sobre lançamento de magias. Sempre que você ganha um novo nível, você pode substituir uma das magias escolhidas com esse Talento por uma magia diferente do mesmo nível da lista de magias escolhidas.
MÚSICO
Talento de 1º nível
Pré-requisito: Nenhum
Repetível: Não
Você é um músico experiente, o que lhe garante os seguintes benefícios:
- Treinamento de instrumentos. Você ganha Proficiência em Ferramentas com três Instrumentos Musicais de sua escolha.
- Canção inspiradora. Ao terminar um descanso curto ou um descanso longo, você pode tocar uma música em um instrumento musical com o qual tenha proficiência em ferramentas e dar Inspiração aos aliados que ouvirem a música. O número de aliados que você pode afetar desta forma é igual ao seu Bônus de Proficiência.
PODER PSIÔNICO INATO
Talento de 1º nível
Pré-requisito: Nenhum
Repetível: Não
Você nasceu com poderes psiônicos inatos. Você ganha os seguintes benefícios relacionados a essa escolha:
- Talento Psiônico. Você possui um Talento Psiônico.
- Disciplina Psiônica. Você possui uma Disciplina Psiônica e também 2 Pontos Psi para usar essa disciplina. Ao gastar os Pontos Psi, você recupera com um Descanso Longo. Sempre que você ganha um novo nível, você pode substituir sua Disciplina Psiônica escolhida com esse Talento por uma disciplina diferente.
Inteligência é sua habilidade para usar esse Poder Psiônico. Você pode conferir nesse link as informações ganhas por esse talento.
RESISTENTE
Talento de 1º nível
Pré-requisito: Nenhum
Repetível: Não
Seu Pontos de Vida máximos aumentam em uma quantidade igual ao dobro do seu nível de personagem quando você ganha este Talento. Sempre que você ganha um nível depois disso, seus Pontos de Vida máximos aumentam em 2 Pontos de Vida adicionais.
SORTUDO
Talento de 1º nível
Pré-requisito: Nenhum
Repetível: Não
Você tem uma sorte inexplicável que pode surgir no momento certo, garantindo os seguintes benefícios:
- Pontos de sorte. Você tem um número de Pontos de Sorte igual ao seu Bônus de Proficiência. Você pode gastar os pontos nos benefícios abaixo e recuperar os Pontos de Sorte gastos quando
você termina um descanso longo:- Vantagem. Imediatamente após lançar um d20 para um Teste d20, você pode gastar 1 Ponto de Sorte para obter Vantagem no teste.
- Desvantagem. Quando uma criatura rola um d20 para uma jogada de ataque contra você, você pode gastar 1 Ponto de Sorte para impor Desvantagem nessa jogada.
TREINADO
Talento de 1º nível
Pré-requisito: Nenhum
Repetível: Sim
Você tem um aprendizado excepcionalmente amplo. Escolha três Perícias nas quais você não tem proficiência. Você ganha Proficiência nessas Perícias.
Considerações
Finalizamos os talentos iniciais para Dark Sun. Esses talentos substitui os talentos iniciais do Livro do Jogador. E alertamos que esse artigo poderá ser editado no futuro…
Esse artigo de personagens em Dark Sun está sendo inspirado – e devidamente modificado – em livros que adaptam o cenário para a 5ª edição, com algumas alterações para que o jogo seja mais fluido. E para esse artigo, me inspirei nos testes feitos no Unearthed Arcana.
E se quiserem entrar no grupo do Telegram de D&D dos #CavaleirosInsones, é só acessar: https://t.me/DeDrpg.
Abaixo os links da série de Dark Sun aqui nos #CavaleirosInsones.
E rolem dados!